Como trabalhar fora do Brasil de maneira legal?

Se você ainda não pensou em trabalhar fora do Brasil, certamente tem algum amigo que está só esperando uma chance para embarcar nessa aventura. Segundo dados divulgados pela Folha de São Paulo, a procura de brasileiros por visto de trabalho nos EUA aumentou mais de 180% desde o início de 2020. Mas, para alcançar esse sonho é necessário mais do que apenas vontade de crescer na vida.

Conseguir uma autorização de permanência para trabalhar legalmente em países do exterior envolve uma série de questões burocráticas e é preciso estar atento também a outros detalhes como oferta de vagas, idioma e mais. Aprenda mais sobre esse assunto nesse post da Easy TS e descubra o que há de mais importante para que consiga transformar esse sonho, em realidade!

É possível também combinar o emprego nesses locais com os estudos, por isso te indicamos a leitura do nosso artigo sobre intercâmbio!

Quero trabalhar fora do Brasil: como posso fazer isso legalmente?

Assim como em nossa terra natal, no exterior também existem inúmeras possibilidades de carreira que alguém pode seguir. Mas antes de conhecer quais vagas normalmente conseguem ser preenchidas por quem nasceu em outras regiões, é importante falarmos sobre as questões burocráticas que terão de ser vencidas antes que você possa, finalmente, colocar os pés em solo estrangeiro. Afinal, esse assunto normalmente é o que dá mais dor de cabeça aos viajantes.

Tome cuidado! Por mais que pareça mais simples tentar se manter ilegalmente em outro país para conseguir trabalho, essa é uma opção perigosa e pode levá-lo a ser deportado, perdendo a chance de realmente alcançar uma ascensão profissional. Mesmo que a imigração legal tenha mais passos para dar certo, nada vale mais que a tranquilidade de poder fazer sua vida sem aquele medo constante de ser descoberto.

Ainda que cada país tenha uma legislação muito diferente da outra, existem exigências mínimas que são comuns à maioria das localidades, e é sobre elas que queremos falar nesse tópico! Conheça quais são os documentos e comprovações que precisará para concluir esse processo!

1. Visto de trabalho

O primeiro passo para quem está pesquisando como trabalhar fora do Brasil é entender que o visto para quem quer apenas passar alguns dias de férias em um novo destino não é o mesmo para quem busca autorização para ficar por mais tempo em outro território e poder monetizar – legalmente – em cima disso.

O passo a passo para conseguir esse documento varia de país para país, mas o preenchimento dos formulários normalmente precisa ser feito no idioma oficial do destino. Esse é um “detalhe” que faz muitas pessoas reprovarem e, para evitar tal situação, é indispensável que conte com a ajuda de um tradutor profissional.

Dessa maneira seus formulários e requerimentos serão entregues sem erros gramaticais, com a correspondência correta de termos e, consequentemente, diminuindo as chances de seu pedido ser reprovado por conta desses critérios.

2. Diplomas e certificados

Você já possui alguma formação? Esse pode ser um grande diferencial para quem está querendo conseguir seu visto de trabalho. Afinal, esse tipo de certificação demonstra que será uma força de trabalho especializada que pode agregar mais aos setores de desenvolvimento do país.

Por exemplo, os profissionais da área de tecnologia e programação hoje são procurados por empresas de todas as localidades. Como essa é uma função que tem grande impacto econômico, é indispensável apresentar seu diploma, Carteira de Trabalho ou carta de recomendação que comprove a experiência em uma função específica.

Como esses documentos precisam ser apresentados também para a empresa que está te contratando – caso já tenha uma vaga garantida – ou para as que tentará entrar quando já estiver lá, não dá para ter toda essa documentação apenas em português, não é? Facilitar a vida do recrutador também é sua função, nesse caso.

Felizmente existe uma forma de traduzir textos oficiais, mantendo a validade jurídica deles mesmo fora das fronteiras do Brasil. Esse serviço é chamado de tradução juramentada e só pode ser feito por profissionais concursados que possuem liberação da Justiça Brasileira para fazer a adequação de idiomas do documento e assiná-lo, fazendo com que seja igual a outro arquivo que teve sua comprovação registrada em cartório.

Descubra mais sobre o que faz um tradutor juramentado e entenda porque esse profissional é tão solicitado!

3. Comprovante de renda

Essa é uma exigência que também é comum para quem está buscando o visto de turista. Afinal, nenhum governo deseja que os imigrantes vão até seu território e acabem sem conseguir se manter pelo tempo que passarem por lá. Esse critério é ainda mais importante quando pensamos em quem está tentando sair do Brasil sem ainda ter uma vaga garantida.

Para ter como provar ao setor de imigração que possui meios de viver enquanto busca um emprego no país que está indo, é importante ter a mão já nas entrevistas para o visto, seu extrato bancário, holerite dos últimos meses ou o documentos sobre alguma empresa que possui e continuará recebendo rendimentos mesmo estando fora do Brasil.

Quais as vantagens de trabalhar no exterior?

Existe uma explicação para tantas pessoas terem interesse em trabalhar fora do Brasil: a série de vantagens para quem se aventura a procura dessas vagas e elas vão muito além da chance de conhecer novos lugares, provar pratos típicos e ter uma experiência culturalmente enriquecedora. Listamos as principais delas, confira a seguir!

  • poder escolher países que o salário mínimo é maior que o do Brasil;
  • receber em uma moeda valorizada perante a nossa;
  • deixar seu currículo mais diversificado;
  • aprimorar outro idioma;
  • encontrar chances de trabalho que normalmente não consegue aqui;
  • desenvolver suas habilidades de trabalho, sociais e de comunicação;
  • conhecer novas técnicas;
  • ter a chance de conseguir a nacionalidade em outro país.

Com todas essas vantagens, dá para entender quem sonha em trabalha fora do país legalmente, não é? Conheça agora quais áreas que você poderá atuar caso escolha seguir esse caminho!

Que empregos brasileiros podem conseguir em outros países?

Essa é uma grande dúvida de quem começa a cogitar ir para o exterior trabalhar e podemos dizer a você que áreas de trabalho é o que não falta em outros países – mas algumas possuem mais vagas disponíveis que outras. Para quem possui alguma formação específica, é possível encontrar vagas no ramo que já estava atuando aqui no Brasil.

Ou seja, se você é um analista de sistemas, é possível conseguir um emprego com as mesmas funções que exercia em experiências anteriores. O mesmo vale para quem atua no setor de comunicação, investimentos, entre outros.

Mas se não possuir nenhuma graduação e já está pensando em desistir dessa meta, acalme-se! Existem muitas chances para serviços gerais em outros países como:

  • garçons;
  • vendedores;
  • caixas de mercado;
  • recepcionistas;
  • cozinheiros;
  • babás;
  • operadores de maquinário, etc.

Ainda existe uma outra forma de trabalho para quem deseja montar uma empresa fora de nosso território ou investir em uma marca que já existe em terras estrangeiras. A diferença dessa opção para as que falamos anteriormente é que invés de utilizar o visto de trabalho comum, é preciso emitir um visto de investidor e nós já explicamos sobre essa categoria aqui nosso blog. Não deixe de conferir!

3 melhores países para quem quer trabalhar fora do Brasil

Se está pesquisando sobre como trabalhar fora do Brasil, uma hora ou outra chegará naquela dúvida sobre qual país escolher para iniciar outra carreira. Para te ajudar nessa escolha, falaremos aqui um top 3 para te ajudar a decidir!

1. Irlanda

Nossa medalha de ouro vai para a Irlanda, um país na Europa próximo ao Reino Unido e que é um destino muito procurado por quem deseja trabalhar fora do Brasil legalmente. Além de uma cultura hospitaleira e um custo de vida não tão elevado, essa localidade possui uma grande oferta de vagas para estrangeiros.

O melhor é que: como já existe uma grande comunidade brasileira por lá, você poderá até mesmo encontrar vagas para quem fala apenas português. Mesmo assim, quem já tem conhecimento de alguma área específica tem mais chances de conseguir trabalhos com salários altos. Por isso, não se esqueça do profissional de tradução para adaptar o idioma de sua carta de recomendação e o currículo.

2. Canadá

Em segundo lugar temos um dos países que mais tem recebido brasileiros nos últimos anos. O Canadá, além de oferecer oportunidades para intercâmbio de estudos, tem aberto as portas – e as vagas de emprego – para a população jovem que deseja ganhar a vida por lá.

Como esse território está investindo em crescimento tecnológico, existe boas chances para quem já atua nessa área. No entanto, com um certo nível de fluência no inglês ou francês já poderá conseguir preencher cargos de atendimento ao público, setor administrativo e outros serviços.

Já que essa é uma opção muito visada, é importante ficar atento a tradução de documentos para que não tenha nenhum empecilho ao tentar no país. Dessa maneira, poderá alcançar as oportunidades que citamos anteriormente!

3. Portugal

Fechamos nosso pódio trazendo um país que é excelente para trabalhar principalmente por conta do idioma. Portugal tem aumentado sua oferta de vagas e dado grandes oportunidades para os estrangeiros jovens que querem fazer carreira no país. Para os brasileiros, essas chances são ainda mais promissoras já que a comunicação é mais facilitada.

Em geral, as vagas oferecidas no país são para serviços gerais e que não precisam de uma graduação. Mesmo assim, os salários são pagos em Euro, que é uma moeda muito valorizada em comparação ao real. Se quiser saber como conseguir sua cidadania portuguesa, confira também nosso post sobre o assunto!

O processo para conseguir trabalhar fora do Brasil será, no mínimo, muito mais simples depois de todas as informações que trouxemos nesse post. Acompanhe o blog da Easy TS e veja ainda mais conteúdos que estão ligados ao mundo das traduções que pode gerar novas oportunidades para sua vida!

Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário

O mundo das traduções sem burocracias 

Traduções juramentadas, técnicas, simultâneas e mais podem ser contratadas muito mais fácil com a Easy.