Como morar no Canadá? Saiba como ir legalmente ao país

Muitas pessoas buscam mudar de país, seja em busca de novos desafios, para começar uma vida nova ou respirar novos ares e se aventurar em uma terra diferente. Independentemente do local, saber como morar nesse novo território é um passo fundamental para entender os processos e documentações necessárias e tudo que for pertinente.

Afinal, queremos estar em um país novo e ter segurança, estar legalmente e garantir nossos direitos perante a lei local. Pensando nisso, a Easy TS separou alguns tópicos para te explicar como é o processo para a moradia no Canadá, quais os passos necessários, as documentações e visto que você precisará tirar.

Para compreender melhor sobre o tema, continue conosco e aproveite a leitura!

Afinal, como morar legalmente no Canadá?

Assim como em muitos países, é necessário autorização para entrar legalmente no país e residir. Dessa maneira, há três maneiras para morar no país:

  1. ser aceito em alguma instituição de estudo certificada pelo governo canadense;
  2. ser convidado por uma empresa para trabalhar;
  3. adquirir a residência permanente com o Express Entry.

Além disso, para quem deseja morar no Canadá, uma boa notícia: eles buscam muito por profissionais qualificados, que falem inglês e/ou francês. Por ser um território muito grande, eles sempre estão precisando de mão de obra especializada.

Dessa maneira, se você está querendo arrumar um emprego novo, as chances de conseguir algo por lá são bem grandes.

Canadá

Qual o tipo de visto que preciso para morar no Canadá?

Como vimos, é possível morar legalmente no Canadá de três maneiras diferentes. Confira quais os passos necessários em cada uma delas:

1. Visto de estudante

Esse é um método muito utilizado para adentrar ao país, aqui, a pessoa pode escolher entre duas opções de estudo:

  • College: é como se fosse um curso técnico do Brasil, onde você pode aprender sobre a área desejada e receber uma certificação para trabalhar;
  • University: é a faculdade, geralmente, com um tempo maior de estudo e com diversos temas para serem tratados.

Para começar os estudos, é necessário um conhecimento prévio sobre a língua inglesa ou francesa. Caso o indivíduo não tenha esse requisito, não há problema, ele poderá estudar sobre a língua antes de entrar na universidade, por exemplo, — esse percurso é chamado de “Pathway”.

Dependendo do estudo que você está, ainda há a possibilidade de conseguir um trabalho de meio-período. Caso a pessoa seja casada ou tenha filhos, o cônjuge pode trabalhar em período integral, garantindo o Open Work Permit (OWP) e os filhos têm seus estudos garantidos de forma gratuita.

Com os estudos concluídos, é possível tirar um novo visto, de até mais 3 anos, o Post-Graduation Work Permit, e durante esse tempo, você pode solicitar o Express Entry, que falaremos logo mais.

Mas essas permissões para cônjuges e filhos podem variar segundo a instituição de ensino. Dessa forma, é fundamental entender, de fato, como são as regras dela.

Confira o que é preciso para imigrar para o Canadá!

2. Visto a convite de trabalho

Outra maneira de morar no país é conseguindo um visto de trabalho. Para essa categoria, é necessário que uma empresa formalize a contratação por meio de um convite e forneça as documentações requisitadas. Dessa maneira, você terá o visto de autorização de trabalho.

Assim, você obtém um certificado emitido pelo órgão público Federal do país, assegurando que você estará trabalhando legalmente. Essa documentação demora em torno de 45 – 90 dias para ficar pronta.

Nesse tipo de visto, você também pode solicitar para seu cônjuge o visto de trabalho assim que chegarem ao país. O período dele vai ser da mesma duração que o seu.

Quer entender mais sobre esse assunto? Separamos um blog sobre esse assunto, leia: como trabalhar fora do Brasil de maneira legal?

3. Express Entry

O modelo de entrada no Canadá utilizando o Express Entry (EE) é um dos mais utilizados e que muitas pessoas conseguem sua residência permanente. Confira quais os meios disponíveis:

– Abrir o próprio negócio:

Nesse nicho, boa parte das pessoas vão para abrir seu próprio negócio, o qual é um programa do país para atrair mais imigrantes, incentivando para abrirem empresas startups, o programa chama-se: Start-up Business Class.

Entretanto, para abrir sua empresa, é necessário que tenha um ou mais investidores canadenses certificados. Ou, então, alguma organização do país que incentiva a criação de startups, as famosas incubadoras de negócios.

Além disso, é necessário ter uma quantia mínima de investimento (dependendo do ano) e comprovar que consegue se manter durante o período da abertura do negócio, enquanto ainda não terá lucro.

– Mudar com a família para o Canadá:

Também é possível uma família mudar para o país, mas para isso é necessário cumprir alguns requisitos, tais como:

  • Uma pessoa maior que 18 anos para o usuário principal da família;
  • a pessoa precisa ter a aprovação para entrar no país;
  • conseguir a residência permanente;
  • conseguir sustentar/patrocinar o restante da família de acordo com o programa Family Class.

Além disso, também há alguns requisitos que o país considera como família:

  • Irmãos;
  • cônjuge;
  • filhos menos de 22 anos;
  • pais;
  • avós;
  • parceiros em união estável.

Sendo assim, não há número máximo de familiares que pode levar seguindo essa lista, mas o responsável pela família precisa declarar que tem meios para sustentá-los.

Confira curiosidades sobre o Canadá e saiba como é morar no país?

Portanto, pudemos conferir que o país é bem receptivo com novos imigrantes, entretanto, gostam que todo o processo seja muito bem realizado, que tenha estudo e maneiras de se sustentar.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para mais dicas de como morar em outros países, — continue seguindo o blog da Easy TS. Até a próxima!

4/5 - (31 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário