Como tirar cidadania francesa? Entenda com a Easy!

Para morar legalmente em países exteriores, muitas pessoas preferem tirar a cidadania do país desejado. A França é uma desses países que conta com esse benefício, tanto para descendentes quanto por outras modalidades.

O que acontece é que esse processo pode ser um pouco mais burocrático, então, pensando nisso, a Easy separou alguns tópicos para te auxiliar no processo de cidadania, como: quais os são os meios possíveis e quais são os documentos necessários para completar esse passo da melhor forma possível. Continue na página e boa leitura!

Principais meios de tirar a cidadania francesa

É possível entrar como estudante ou trabalhador e renovar sua situação no país periodicamente, prolongando sua estadia por lá. Mas muitos buscam por tirar a cidadania francesa, possibilitando o acesso legal ao país por vários meios, como: descendência, casamento ou tempo de residência no país.

Então, se você sonha tirar essa cidadania, confira quais os meios de adquiri-la:

– Cidadania francesa para filhos

Essa cidadania é para as crianças que nascem no país, mesmo com os pais já morando e sendo cidadãos de forma legal. Dessa maneira, para tirar a cidadania deve seguir alguns requisitos:

  • Para crianças entre 13 e 16 anos, devem residir no país no momento do requerimento de cidadania, e ter morado no país, por pelo menos, cinco anos;
  • Já para adolescentes entre 13 e 16 anos, é necessário que residam na França desde os 11 anos, sem sair do país;
  • Para quem tem idade superior a 18 anos, é necessário que tenha vivido no país por, pelo menos, cinco anos. Além disso, os pais não podem ser diplomatas.

– Cidadania francesa para netos e bisnetos

Para quem teve avós ou bisavós franceses, podem requerer a cidadania francesa, entretanto, para tirá-la, o vínculo entre vocês dois não pode passar de 50 anos. E, ainda, para a conclusão dela, você deve estar apto na fala e conhecimento sobre o país.

Documentos para cidadania italiana: quais são necessários?

– Cidadania francesa por casamento

Para quem casar com um indivíduo francês, essa cidadania não vem automática, deve ser pedido a cidadania, e essa é uma das mais complicadas e demoradas para sair. Sendo assim, para abrir o processo, é necessário que o casal resida na frança por, pelo menos, três anos. Caso o casal viva no exterior, esse pedido aumenta para cinco anos.

– Cidadania francesa por tempo de residência

Caso você tenha ido para o país para estudo ou trabalho, é difícil não se apaixonar, não é mesmo? Com isso, fazer o pedido por tempo de residência no país também é possível. Dessa forma, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter um bom nível de fala do língua francesa.

Bem, se a melhor opção para você é por tempo de residência, se planejar é essencial! Principalmente quando falamos em trabalho, pensando em você, separamos um post o que é uma carreira internacional? O que você precisa saber! Confira!

– Outras situações nas quais é possível pedir a cidadania francesa

Outra opção disponibilizada, e bem rara de acontecer, é a permissão de cidadania caso a pessoa tenha algum irmão ou irmã de origem francesa, que nasceram, de fato, no país.

Passaport

O que é preciso para solicitar a cidadania francesa?

Para solicitar a cidadania francesa, é necessário juntar todos os documentos necessários referente a situação, para tirar a dupla cidadania, você deve se dirigir à Prefeitura mais perto da sua região, na França. Ou caso esteja no Brasil, você deve procurar o Consulado da França mais perto de você, sendo possível encontrar sedes em: Recife, São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro.

Além disso, os documentos necessários para a cidadania francesa são:

Neto/Bisneto Casamento Filhos Tempo de residência Irmão/irmã
Certidão de nascimento SIM SIM SIM NÃO SIM
Documento de identidade SIM SIM SIM SIM SIM
Foto recente SIM SIM SIM NÃO SIM
Titre de séjour NÃO NÃO SIM SIM SIM
Comprovante de residência SIM SIM SIM NÃO SIM
Comprovante nível de inglês NÃO NÃO NÃO SIM SIM
SIM = Documentos necessários. | NÃO = documentos que não precisam.

Além desses documentos, podem ser pedido outros documentos pelo consolado ou prefeitura local francesa, devido a isso, se atende para cumprir todos os requisitos solicitados.

Quanto tempo demora para sair a cidadania?

O tempo de espera pode variar entre 6 meses até um ano e meio para concluir todo esse processo e normalizar sua situação como cidadão francês.

Não deixe de conferir como conseguir a cidadania alemã e quais os documentos necessários!

Viu só? Por mais que seja um processo um pouco demorado, tirar a cidadania francesa é um ótimo passo para você que deseja continuar residindo no país, garantindo mais acesso aos benefícios que constam no país!

Segundo um levantamento de estudos do QNI, os benefícios encontrados lá são vários, como: possibilidade de um bom poder de compra, estabilidade financeira e tranquilidade para residir.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e entendido os meios para tirar sua cidadania! Para conferir mais de requerimentos de dupla cidadania — continue acompanhando o blog da Easy! Até a próxima!

5/5 - (2 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário