O que é uma carreira internacional? O que eu preciso saber?

Morar fora é o sonho de muitos, viver experiencias em diversos países, aprender sobre culturas, línguas, e claro, viajar muito enquanto estiver morando por lá! Para tudo isso é necessário um ótimo planejamento, incluindo a questão do trabalho!

Criar uma carreira internacional é indispensável para quer deseja morar fora, para conseguir se manter e aumentar ainda mais seu conhecimento de mundo. Para te ajudar nesse caminho, a Easy TS trouxe várias dicas de como consolidar e realizar sua carreira no exterior.

Continue rolando e aproveite a leitura:

Afinal, o que é uma carreira internacional?

Uma carreira internacional é trabalhar fora do seu país de origem, a fim de expandir seu horizonte profissional e aumentar seu conhecimento na área de atuação. Para você começar a sua carreira, pense em qual país você deseja morar, busca pela língua, pela cultura da região, e como são as oportunidades de emprego.

Dois homens dando um aperto de mãos

Confira depois: O que é preciso para imigrar para o Canadá?

O que eu preciso fazer para seguir em uma carreira internacional?

A Easy separou algumas dicas e sugestões de como e o que você precisa para começar sua carreira internacional, separamos 6 tópicos importantes que você deve considerar. Confira:

Pessoa utilizando um notebook

1. Oportunidades de trabalho na área

Para se mudar e começar sua caminhada lá fora praticamente do zero, é importante se atentar com o cenário do mercado de trabalho do país escolhido. Conferir as oportunidades, salários e benefícios: como planos de saúde, odontológico, férias, licença-maternidade e/ou paternidade sempre é válido, caso esses itens sejam de grande importância para você.

Sempre colocar na ponta do lápis todos os assuntos que você acha mais relevante e que não quer abrir mão, para não se arrepender e não ter problemas posteriores.

Alguns países procuram muito por mão de obra que eles não conseguem suprir e, consequentemente, essas são áreas mais fáceis para quem está começando uma carreira internacional, mas claro, você precisa saber se diferenciar.

Um dois principais países que buscam por muita mão de obra para trabalhos mais braçais são os Estados Unidos!

Para entender como morar nos EUA estando dentro da lei, recomendados a leitura do nosso blogpost: Tire as principais dúvidas sobre o Green Card dos EUA! Ele trata de todos os aspectos que você precisa saber para se mudar para os EUA!

2. Especialização profissional

Como em qualquer local, ter uma diferencial profissional conta muito, ainda mais se você for especializado em alguma área de estudo. Com isso, você consegue oferecer um serviço a mais, que nem todas as pessoas conseguiriam.

Cursos de pós-graduação, mestrados, doutorados, com certeza, vão te ajudar a conseguir algo mais focado na sua área, destacando seu currículo perante às empresas para seleção de trabalho.

Outra maneira legal de começar a sua carreira internacional é começar a trabalhar em multinacionais, aqui mesmo no Brasil.

Nessas empresas, você pode conseguir um bom desempenho. Conseguindo sua transferência de uma forma diferente para sedes em outros países, mesmo que seja temporária, você já adquire bem mais experiência — e internacional ainda!

3. Língua e cultura do país

Aprender sobre a língua e cultura do país é um dos primeiros passos para você começar, assim que escolher seu destino!

Por isso, busque cursos, vídeos, aulas para pegar o jeito da língua — e se conseguir encontrar alguém que fale essa língua, tenha conversações e aproveite para aprender com ela sobre determinado país, caso ela souber.

Além de aprender a língua, é indispensável que você conheça os costumes, culinária, tradições e religiões da localidade — então, mergulhe nesses conhecimentos!

4. Redes de contatos

Quando já estiver morando fora, com seu emprego definido, crie vínculos com seus colegas e chefes, além de aumentar seu ciclo social, pode te ajudar a conseguir um cargo mais alto, ou uma indicação em outra empresa!

Converse com pessoas e demostre todo seu conhecimento! Quanto mais contato e boa recomendações você tiver, mais fácil de conseguir oportunidades interessantes.

5. Intercâmbio ou voluntariado

Outro jeito de adquirir experiência é por meio de intercâmbios. Fazer um intercâmbio é uma ótima opção para caminhos para uma carreira internacional, já que você entenderá como os países funcionam e irá aprender mais sobre sua cultura.

Por isso, busque por intercâmbios que você possa trabalhar e começar a expandir sua experiência e redes de contato!

Além dele, também é possível você começar por voluntariados. Você começa a entender mais sobre o exterior, aumenta sua vivência e, além disso, ajuda a fazer o bem e a auxilia quem mais precisa!

E muitos deles, você não precisa ter tantos gastos, consegue lugares com mais facilidade para moradia e alimentação.

6. Prepare-se e planeje-se bem

Mas antes mesmo de sair do Brasil, é extremamente necessário que você tenha toda uma preparação, estude o idioma, a cultura e tudo mais! E prepare toda documentação e vistos que você precisa para se mudar!

Separamos um post exclusivo para você entender mais sobre o que precisa para morar fora do país, as documentações necessárias, e alguns países que vale a pena você investir! Confira depois: Como trabalhar fora do Brasil de maneira legal?

Por que uma carreira internacional interessa às instituições de ensino?

Além dessas formas de morar fora, como vimos, você consegue fazer intercâmbio por meio de instituições de ensino. Com isso, você tem uma vivência de outro país, aprender outra língua e cultura, e isso é bom para as instituições, porque você colocará sua experiência nos trabalhos de sua graduação/pós-graduação, deixando o conteúdo muito mais rico.

Globo em cima de um notebook

Vimos que o planejamento é extremamente necessário para você conseguir sua vivência em outro país. Separa um tempo todos os dias para entender mais sobre ele, a documentação e faça uma lista de todas suas prioridades e desejos! Esperamos que esse post tenha te ajudado e que você tenha tirado suas dúvidas! E invista, sim, se for seu sonho, em morar fora do país!

Até a próxima!

Confira também: Tradutor de artigos científicos

Avalie este Post
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário