Tire as principais dúvidas sobre o Green Card dos EUA!

Neste post você irá entender o que é o Green Card dos Estados Unidos, quem pode conseguir esse documento, o que é preciso para ter acesso a ele, quanto custa e muito mais. As pessoas que buscam morar, trabalhar, estudar e construir uma vida na Terra do Tio Sam, precisam entender tudo sobre esse assunto, não é mesmo? Confira aqui as informações mais importantes sobre o tema!

Ao longo do processo de imigração, será necessário que alguns documentos estejam em inglês. Então, será necessário conseguir um tradutor juramentado confiável. Além disso, é preciso saber bem como será essa etapa e o que fazer durante a espera pelo Green Card. Então, continue neste post e saiba os procedimentos!

O que é o Green Card para os EUA?

É um documento que permite morar, trabalhar e ter acesso a serviços públicos e financeiros nos Estados Unidos. Oficialmente, ele é chamado de US Permanent Resident Card ou, em tradução livre, Cartão de Residência Permanente nos EUA. Esse título costuma ser cobiçado por quem quer morar legalmente em um dos principais países do mundo e poder correr atrás do Sonho Americano.

Qual a diferença entre Green Card e cidadania?

O Green Card é um documento que permite morar e trabalhar nos EUA de modo permanente. A cidadania americana, além da residência e profissão, dá direito a todos os direitos de um cidadão estadunidense. Por exemplo, apenas quem possui a cidadania pode votar nas eleições do país, solicitar vistos para parentes, direito ao passaporte americano etc.

Além disso, quem tem cidadania nos Estados Unidos, não precisa se preocupar com a renovação do documento. Para ser elegível ao título de cidadão americano é preciso, ao menos, ter morado nos EUA por cinco anos desde que obteve o Green Card, ser maior de 18 anos, passar em um teste de história básica dos Estados Unidos, entre outros.

Durante este processo, será necessário passar vários documentos brasileiros para o inglês. Isso deixa claro a importância da tradução juramentada, na hora de atestar a fé pública.

Quais os documentos necessários para o Green Card?

Para solicitar o Green Card, você precisa ter algum outro documento de moradia temporária nos EUA. Por ser um visto de moradia permanente, os documentos necessários são os mesmos utilizados na hora de conseguir um visto americano temporário. Veja quais são eles:

  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento, se for o caso;
  • Certidão de divórcio de todos os casamentos anteriores;
  • Certificado de dispensa ou reserva do serviço militar;
  • Atestado de bons antecedentes criminais;
  • Histórico de cumprimento de pena;
  • Declaração de suporte financeiro (Affidavit of Support);
  • Exame Médico;
  • E outros documentos específicos para cada categoria de visto.

Em certos casos, será necessário solicitar a tradução dos documentos oficiais antes de fazer a entrevista. Além disso, caso as informações não estejam visíveis nas certidões atuais, é necessário solicitar a segunda vida de cada uma delas.

Quanto custa um Green Card nos EUA?

O valor das taxas do governo dos Estados Unidos fica próximo aos US$ 3000. Caso seja necessário, é preciso solicitar, também, serviços de tradução de documentos, os quais são cobrados à parte. Além disso, algumas pessoas preferem optar pela ajuda de assessores de imigração que estão localizados nos EUA. Nessas situações, os custos ficam próximos aos US$ 20 mil.

Quanto tempo demora um Green Card?

Dependendo da categoria do documento, a espera pode variar entre alguns meses e, até mesmo, alguns anos. Por esse motivo, antes de pensar em como conseguir o Green Card americano, é preciso planejar com antecedência quando o documento será necessário. Assim, você evita problemas com o serviço de imigração e o governo americano.

Como funciona o Green Card nos EUA?

O Green Card funciona como um visto de moradia permanente nos Estados Unidos. Por isso, quem é portador deste documento tem vários direitos iguais aos de um cidadão americano. Contudo, ele precisa ser renovado a cada período de tempo determinado pelo governo do país.

Quanto tempo dura?

Um Green Card tem a duração de 10 anos e esse tempo pode ser estendido ou renovado. Caso tenha se casado com uma pessoa que é cidadã americana, você vai conseguir um Green Card condicional nos Estados Unidos. Ele terá a duração de dois anos e, se o casamento ainda existir, depois de uma nova entrevista, virá o documento oficial.

Quem tem direito ao Green Card?

Pessoas casadas com cidadãos americanos, que tenham parentes próximos com cidadania nos EUA, com auxílio de um empregador ou investidores nos EUA têm direito ao Green Card. Contudo, esse documento possui várias categorias para a elegibilidade. Veja quais são:

  • EB1: pessoas com habilidades extraordinárias na área de atuação;
  • EB2: profissionais de destaque na área de atuação;
  • EB3: estrangeiros com proposta de trabalho em uma empresa dos Estados Unidos;
  • EB4: líderes religiosos e colaboradores das Forças Armadas dos EUA;
  • EB5: investidores que querem abrir empresas nos Estados Unidos.

As duas primeiras categorias dizem respeito aos profissionais que têm reconhecimento internacional acima da média na sua área de atuação. Já a classe EB3 pode ser conseguida por quem exerce a função de despachante aduaneiro, por exemplo.

E então, tirou as suas dúvidas sobre como conseguir o Green Card nos Estados Unidos, para trabalho ou moradia? Esse documento é um sonho de várias pessoas que buscam morar legalmente no país. Para isso, é preciso completar todo o processo de solicitação e atender a todos os requisitos impostos pelo serviço de imigração americano.

Nem sempre é fácil lidar com um idioma diferente do que se está acostumado. Principalmente se é uma língua diferente da materna. Nesses casos, o ideal é recorrer a profissionais que fazem a transposição entre os idiomas. Por isso, conheça nossos serviços de tradução e não passe mais apuros!

4.3/5 - (9 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário