O que é o programa Au Pair? Entenda de maneira simplificada!

Aprimorar os conhecimentos em um segundo idioma em outro país por meio de um programa de intercâmbio e ainda receber um salário semanal parece sonho, não é mesmo? Mas saiba que essa é exatamente a proposta do Au Pair, e a Easy vem para facilitar ainda mais seu entendimento sobre o assunto!

Continue a leitura e confira os detalhes a respeito do Au Pair, além dos requisitos necessários para sua prática em diferentes países. Por aqui, ainda vamos abordar as vantagens desse tipo de intercâmbio tanto para sua vida profissional quanto pessoal, confira tudo na sequência.

Afinal, o que é Au Pair?

Au Pair é uma expressão francesa que pode ser traduzida como “ao par” ou “igual”, esse termo é usado na economia para relacionar a igualdade entre serviços trocados e nos ajuda a entender o modelo de intercâmbio. Basicamente, você pode conviver com uma família de outro país enquanto ajuda os pais a cuidarem dos filhos, e ainda recebe por isso!

Mãe com seus dois filhos pousando para foto

O Au Pair recebe um salário semanal e uma bolsa de estudos para se aprimorar na cultura e na língua do país. Em troca, ele fica responsável por algumas atividades no cuidado com as crianças da casa, que também serão enriquecidas culturalmente. Veja a lista de atividades na sequência:

  • Preparar refeições;
  • Acompanhar as crianças na ida e volta da escola;
  • Levar as crianças em outras atividades extracurriculares;
  • Brincar com os pequenos e ler para eles;
  • Oferecer auxílio na resolução do dever de casa;
  • Cuidar da criança até que ela durma.

Visto para Au Pair: quais os documentos necessários?

O modelo de visto para fazer parte do Au Pair varia de acordo com o país de destino. Se você deseja ir aos Estados Unidos, por exemplo, vai precisar do visto J-1. Em muitos casos, comprovar pelo menos o domínio intermediário da língua falada no país anfitrião será necessário. É aqui que a tradução juramentada entra em campo.

Homem olhando documentos de migração

Em algumas modalidades de Au Pair será preciso confirmar a formação em pedagogia, isso porque o Au Pair irá trabalhar com crianças em instituições de ensino. Esse modelo se chama Au Pair Extraordinaire e inclusive remunera melhor o candidato. Alguns países exigem ainda a habilitação e outros documentos especificados pela embaixada do país anfitrião.

A solicitação do visto para Au Pair ainda pede uma carta convite por parte da família anfitriã. Todos estes documentos irão exigir o serviço de tradução juramentada para manter sua validade jurídica. Fique tranquila(o) a agência especializada em Au Pair que você escolher irá te ajudar com todos esses processos e ainda promover o contato com a família anfitriã.

Veja mais alguns documentos importantes para o pedido do visto de Au Pair:

  • Contrato de Au Pair assinado;
  • Certificado de registro criminal sem precedentes;
  • Passaporte válido;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Documentos básicos, como RG e certidão de nascimento.

Qual o melhor país para ser Au Pair?

Os brasileiros que desejam participar do programa Au Pair possuem uma gama muito interessante de países para escolher, cada um com suas exigências e oportunidades. Confira os mais procurados na sequência e quais requisitos devem ser cumpridos para ser um Au Pair:

Mapa com alfinetes aplicados

Au Pair na Alemanha

O intercâmbio cultural na Alemanha é sem dúvida uma experiência única para qualquer brasileiro, afinal, tanto a cultura como o sistema linguístico do país são bem diferentes daqui. Na Alemanha, o Au Pair tem direito a um mês de férias remuneradas por ano, e pode participar do programa por, no mínimo, 6 meses, chegando até 1 ano.

Vale lembrar que esse período pode ser aumentado por até mais 6 meses, desde que todos os requisitos sejam cumpridos e as partes concordem. O Au Pair na Alemanha deve cumprir a carga horária de 6 horas por dia e ganha cerca de 260 euros no mês, para entrar nessa aventura sendo brasileiro(a) é preciso estar de acordo com os seguintes requisitos:

  • Idade entre 17 e 26 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Possuir e comprovar nível básico de conhecimento na língua alemã;
  • Não ter filhos.

Ser Au Pair nesse país é uma forma interessante de se aprofundar na cultura local e ainda aproveitar a chance de conseguir a cidadania alemã. Acesse nosso post exclusivo sobre o assunto para entender quais os requisitos e as vantagens de ser um cidadão na Alemanha.

Au Pair na França

Ser Au Pair na França oferece diversas oportunidades interessantes, sem falar na possibilidade de se aprofundar em uma língua tão bela. Ressaltamos que é preciso encontrar uma família anfitriã e estabelecer o contrato antes de fazer qualquer coisa em relação a entrada no país.

Além disso, os requisitos para ser Au Pair na França incluem um curso superior reconhecido pelo MEC e domínio intermediário do idioma nativo. Pessoas entre 18 e 30 anos podem se candidatar e receber pelo menos 80 euros por semana. A carga horária para um Au Pair no país é de no máximo 5 horas diárias!

Au Pair nos EUA

Ser um Au Pair nos Estados Unidos não é um processo simples, mas com certeza vale o esforço. Você irá fazer uma entrevista com a família anfitriã antes de ir de vez para o país e terá direito a férias de 2 a 4 semanas, dependendo do período de Au Pair. Caso deseje aumentar o tempo depois do ano permitido, será necessário passar novamente pela seleção e buscar o visto J-1.

Confira os requisitos para ser um Au Pair nos EUA:

  • Possuir nível de inglês intermediário ou avançado;
  • Ser do sexo feminino;
  • Ter entre 18 e 30 anos;
  • Possuir experiência comprovada com crianças.
  • Passar pela entrevista com a família anfitriã.

Au Pair na Itália

Ser um Au Pair na Europa é, sem dúvidas, o sonho de muitas pessoas, tanto dos cidadãos de países da União Europeia quanto de outros países. No segundo caso será preciso um visto na hora de pedir autorização para residência, documento exigido na embaixada italiana no país do candidato.

Assim como na Alemanha, o programa Au Pair é extremamente interessante para quem deseja obter a cidadania italiana. Veja na sequência os requisitos para ter sua autorização aprovada pela embaixada:

  • Ter entre 18 e 30 anos;
  • Possuir um seguro médico que cubra a estadia no país;
  • Visto e condições para pagar as despesas da viagem;
  • Seguro que cubra o tempo no país;
  • Comprovante que afirme a matrícula em um curso de italiano.

Ser um Au Pair é uma experiência única e que marca a vida dos participantes. A oportunidade de conviver com uma família de outro país, estudar o idioma e ainda ganhar por isso é sim uma realidade. Não tenha dúvidas de que o enriquecimento cultural será enorme para ambas as partes.

Ressaltamos mais uma vez a importância da tradução juramentada no processo, já que são muitos os documentos que transitam entre a família anfitriã, embaixada e candidato. Acesse nossa página e confira mais detalhes sobre o procedimento. Te esperamos lá em!

Avalie este Post
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário