Como fazer pós-graduação nos EUA? Entenda com a Easy!

Aos que desejam construir uma carreira internacional, um dos pontos de maior relevância é, sem dúvidas, a realização de uma especialização no exterior.

E quando falamos nesse assunto, não existe a menor possibilidade de não mencionar os programas de pós-graduação dos Estados Unidos como uma das melhores opções em todo o mundo.

Além da vivência de experiências culturais, turísticas e de lazer que serão valiosas para o seu aperfeiçoamento enquanto pessoa, há o destaque de peso para o seu currículo, considerando que as universidades dos EUA contam com sistemas de educação de alta qualidade, o que agregará e muito em seu aspecto profissional.

Se interessou? Então, venha entender como fazer uma pós nos EUA, conhecer uma média de valores e de tempo, bem como quais são as áreas de estudo disponíveis. Boa leitura!

Afinal, como fazer pós-graduação nos Estados Unidos?

Aqui no Brasil, depois da graduação, contamos com um sistema que abarca a pós-graduação latu sensu e strictu sensu, ou seja, especializações mais amplas e outras mais específicas, como Mestrado e Doutorado.

Nos EUA, a realidade muda um pouco! Por lá, existem os chamados Certificate Programs (cursos de curta duração ideal para recém-formados), Mestrado (contempla o formato acadêmico e o profissional) e Doutorado.

Para todas as modalidades disponíveis, as universidades exigem requisitos diferentes, que estarão devidamente descritos nos editais. Há, porém, a possibilidade de mencionar três pontos que são exaustivamente cobrados em todas elas: I) diploma da graduação; II) um bom histórico acadêmico; III) domínio do inglês.

Se você deseja compreender melhor os principais passos que precisará fazer em relação às burocracias, acesse o nosso conteúdo sobre pós-graduação no exterior: como e por que fazer?

Um dos pontos mais interessantes é que seja para especialização ou para mestrado, as universidades norte-americanas não fazem diferenciação. Assim, ao final, você receberá o Master’s Degree, uma declaração que valida a sua ampliação de conhecimento.

A depender da escolha feita por você, você receberá o seu Master’s Degree na modalidade Professional Degree, certificado para quem se aperfeiçoou em uma área ou Academic Degree, para quem prefere investir na vida acadêmica.

E, não podemos nos esquecer dos cursos de extensão, isto é, são capacitações para diversas disciplinas com duração menor e bem mais acessíveis, tanto do aspecto financeiro quanto burocrático.

bandeira dos estados unidos com diploma e chapéu de graduação

Quanto custa fazer uma pós-graduação nos Estados Unidos?

Os custos com pós-graduação nos Estados Unidos variam de acordo com a instituição, bem como a localidade. Isso porque cada uma delas conta com uma taxa específica. Assim, a média pode variar entre $ 9.000 a $ 125.000 anual.

Para contextualizar, as instituições de ensino nos EUA também são diferentes, se comparadas às brasileiras. Lá existem as universidades públicas e particulares, os institutos técnicos e as faculdades comunitárias.

As universidades são pagas, independentemente de serem públicas ou particulares. A grande questão é que essas últimas tendem a ser mais caras por não receberem financiamento governamental.

O estudo em alguns estados é mais caro em razão da localização. Por isso, existe a prática de estudar em um local e morar em outro. Nesse caso, os preços também variam, são os chamados out-of-state (mora e estuda em lugares diferentes) e In-state (reside e estuda no mesmo estado).

vários alunos de costa na formatura da graduação

Quanto tempo dura pós-graduação nos EUA?

Essa também é uma questão subjetiva, considerando as especificidades de cada programa ao qual o curso está vinculado. Todavia, abaixo você pode conferir um parâmetro de tempo. Veja:

  1. Certificate Programs: de 3 meses a um ano e meio;
  2. Mestrado: de 1 a 2 anos;
  3. Doutorado: de 1 a 3 anos.

Lembrando que existem outros cursos que podem durar menos e outros que podem chegar a um intervalo maior de tempo!

Você também vai se interessar: Convalidação de diploma: o que é e como depende da tradução?

Quais as áreas disponíveis para especialização?

O rol de áreas que você pode cursar e se a aperfeiçoar enquanto profissional é imensa, vejamos as principais delas:

alunos jogando chapéu da formatura de gradação pro alto

  • Arquitetura e construção civil (topografia, gestão de propriedade, construção, entre outros);
  • Ciências da Comunicação (relações internacionais, administração pública, política, jornalismo, entre outros);
  • Ciências Humanas (literatura, filosofia, história, entre outros);
  • Ciências Puras e Aplicadas (astronomia, química, biologia, física, entre outros);
  • Tecnologia (ciência da computação, TI, programação, entre outros);
  • Direito (legal advice, direito internacional, ciências jurídica, psicologia jurídica);
  • Agricultura (agropecuária, medicina veterinária, cultivo de plantas, entre outros).

Bem, neste artigo você pôde entender que cursar uma pós-graduação nos Estados Unidos da América pode ser uma das experiências mais agregadoras que uma pessoa pode vivenciar, tanto do ponto de vista profissional quanto do pessoal.

Afinal, os EUA possuem um ensino de qualidade, com infraestrutura de primeira, o que contribui para a aquisição de excelentes conhecimentos.

Se você deseja continuar acompanhando as explicações de temas relacionados ao trabalho e estudo no exterior, continue por aqui. A Easy está sempre produzindo conteúdo relevante sobre globalização, tradução juramentada, comunicação e linguagem.

Não deixe de conferir o nosso post sobre quais são os documentos para tirar o visto americano! Até breve!

Confira também: Convalidação de diploma

3.5/5 - (4 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário