Pós-graduação no exterior: como e por que fazer?

Entenda como e por que fazer pós-graduação no exterior

Vamos lá: imagine-se fazendo uma pós-graduação fora do Brasil e expandindo a sua vida profissional, construindo uma carreira internacional e, de quebra, ampliando a sua visão de mundo a partir de experiências únicas e agregadoras. Viver tudo isso é muito mais que um objetivo a ser alcançado, é um sonho a ser realizado, não é mesmo?

Mas muitas pessoas só ficam na imaginação e não vão em frente, em busca da concretização deste projeto; algumas por não compreenderem, de fato, a importância de cursar uma pós-graduação no exterior e outras por não saberem como fazer e quais países oferecem as melhores oportunidades.

Para que você vá além da ideação, a Easy TS preparou este post para esclarecer estes pontos e trazer uma lista com os 5 melhores países para estudar. Continue lendo o conteúdo para conferir!

Por que investir em uma pós-graduação no exterior?

A lista de prós é extensa, então, foquemos nos principais!

No campo profissional, fazer um curso internacionalmente te proporcionará obter conhecimentos e aprendizados que você não teria acesso estando no Brasil. Além das informações serem bem mais atualizadas, a qualidade do ensino destes países — que serão abordados ao final deste post — é inquestionável.

Você também poderá aprender um segundo ou até mais de um idioma e o aperfeiçoamento se dará de maneira natural e efetiva, considerando que você fará uso diariamente nos estudos, bem como para se comunicar no dia a dia com as pessoas.

E, por falar em pessoas, também é importante lembrar que você fará um networking de grande valor, podendo encontrar boas oportunidades posteriormente.

O resultado de toda essa combinação não pode ser outro que não aprimorar seu currículo e torná-lo o melhor possível.

Já na esfera pessoal, você poderá desenvolver-se psicológica e emocionalmente por meio do contato com uma nova cultura, pessoas diferentes e situações inesperadas do cotidiano. Assim, resiliência, domínio próprio e inteligência emocional são habilidades que poderão ser ampliadas.

E, para finalizar, pense na vivência de experiências incríveis ao conhecer novos lugares, outros costumes e enxergar o mundo por meio de uma nova ótica.

mão de jovens jogando a chapéu de formatura pro alto

Como fazer pós-graduação?

Cada modalidade de curso, a faculdade e o país de destino requerem que critérios específicos sejam cumpridos. Porém, é possível visualizar um panorama do que deve ser necessário para a maioria dos casos:

  1. O primeiro passo é conhecer-se bem, entender e traçar suas metas profissionais;
  2. A partir daí, será possível pesquisar e identificar as instituições de ensino internacional e os tipos de curso que melhor atendam às suas expectativas e necessidades;
  3. Escolha mais de uma opção e acesse os sites em busca de editais, sistemas de ingresso e demais documentos que explicam como pode se dar a admissão de alunos estrangeiros;
  4. Liste os pontos positivos e negativos das suas opções e decida por uma delas;
  5. Então, é hora de se organizar, avaliar a sua condição financeira e planejar os próximos passos;
  6. Tire o passaporte, se você ainda não possui, e obtenha o visto (se o país para o qual você decidiu ir, o exigir);
  7. Faça as provas de proficiência, bem como o GRE (Graduate Records Examinations) ou o GMAT (Graduate Management Admission Test) a depender da pós-graduação a ser feita;
  8. Realize todos os testes ou exames de ingresso da Universidade escolhida, se necessário;
  9. Separe toda a documentação necessária (além do passaporte, algumas delas são: currículo atualizado, histórico escolar e diploma devidamente traduzidos por uma empresa que tenha atestada a sua fé pública e a apostila de Haia);
  10. Solicite a carta de recomendação e elabore a carta de motivação.

Lembrando que as etapas aqui elencadas não excluem a necessidade de que outras específicas sejam cumpridas.

Para saber mais sobre o certificado de proficiência em inglês, acesse o link e confira o post em que falamos tudo sobre o assunto.

três jovens estudante olhando um tablet na mão de um deles

Quais são os melhores países para estudar?

Abaixo, listamos os 5 países mais reconhecidos quando o assunto é ensino e educação. Vamos entender o porquê?

pequenas bandeiras de países num palito em cima da mesa de madeira

1. Canadá

As instituições de ensino canadenses têm alto prestígio no mundo em razão da alta qualidade tecnológica que possuem. Além disso, aprender ou aperfeiçoar o bilinguismo por lá é muito recomendado.

2. Austrália

Com forte destaque nas áreas biológicas e do meio ambiente — mas sem desconsiderar as demais áreas — a Austrália tem uma educação de ponta e oferece grandes oportunidades de trabalho posteriormente.

3. Estados Unidos

A variedade e o destaque acadêmico das universidades e dos cursos norte-americanos é algo que realmente encanta qualquer pessoa! O que dizer de Harvard, Yale, Stanford, Princeton e as demais?

+ Tire as principais dúvidas sobre o Green Card dos EUA!

4. Alemanha

Abriga parte das melhores faculdades do mundo e ocupa sempre as primeiras posições no ranking de ensino europeu. A Alemanha é um país extremamente respeitado por suas produções científicas, com real valor por todo o globo.

+ Como conseguir a cidadania alemã!

5. Suíça

Além da qualidade de vida e da segurança, a Suíça também desponta no ensino. Isso porque o sistema de educação suíço é bem-conceituado em razão do alto padrão e do rigor científico.

Agora você já sabe por onde começar a agir, a relevância e os principais países para tornar o seu sonho de cursar uma pós-graduação no exterior, uma realidade. Para não perder as novidades sobre o assunto, continue acompanhando o blog da Easy Ts. Nós sempre trazemos as melhores informações até você!

E não se esqueça de conferir as questões de traduções necessárias nesse processo e até a próxima!

Avalie este Post
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário