Visto para nômade digital: como funciona esse documento?

Visto de nômade digital: este é um dos documentos que mais tem atraído o interesse por parte daqueles profissionais que desejam manter a sua carreira, ao mesmo passo que conhecem e desbravam outros lugares do mundo.

Você já conhecia essa opção? Ela tem sido considerada, inclusive, por muitos brasileiros que desejam conhecer outros países e vale a pena ficar por dentro do assunto para não perder uma oportunidade como esta!

Por isso, confira todas as informações que nós, da Easy TS, separamos sobre o tema. Falaremos sobre como funciona o pedido deste visto, qual a diferença dele para outros tipos que já são conhecidos pelos viajantes e também traremos um panorama sobre alguns países que já oferecem essa categoria para quem deseja trabalhar fora do Brasil!

E, se você está de olho em oportunidades para viver em solo estrangeiro, não deixe de dar uma conferida em nossa seção de conteúdos sobre globalização e tradução!

Antes de mais nada: o que é um nômade digital?

Os nômades digitais são profissionais que trabalham remotamente enquanto viajam por outros países. Em suma, tratam-se daquelas pessoas que não dependem de um espaço físico e uma rotina ordenada de forma rígida para exercer as suas atribuições laborais.

homem sentado no chão em uma praia com um computador na mão e uma mochila nas costas

Normalmente, essas carreiras estão ligadas ao setor de tecnologia, mas outras áreas estão aumentando as vagas para quem não quer ter de ir até à sede da companhia para realizar as suas tarefas, especialmente, depois da adoção do home office, diante do contexto pandêmico.

Você já deve ter ouvido, na época do colégio, sobre os nômades e os sedentários. Enquanto estes últimos são seres que buscam um lugar para se fixar, aqueles não possuem uma residência determinada, morando em lugares diferentes ao longo do tempo.

Dessa maneira, os viajantes digitais precisam ter apenas um computador e internet rápida para desempenhar suas funções sem maiores estresses. E o melhor de tudo é que fora do expediente ainda dá para visitar novas regiões, pontos turísticos e conhecer outras culturas!

Agora que já sabe o que são esses profissionais, confira mais sobre as regras para as suas permanência em outros territórios!

Como funciona o visto de nômade digital?

O visto de nômade digital é uma liberação de permanência como qualquer outra. Eles possuem um prazo de validade que varia conforme a determinação de cada governo e, também, algumas regras para definir quem pode ou não solicitar essa certificação.

Como esse modelo de trabalho pôde ser desenvolvido apenas depois que o mundo digital se expandiu, a legislação para esse tipo de carreira precisou ser criada para suprir essa zona cinzenta que havia nas leis. Afinal, antes disso só dava para sair do país trabalhando quando a sede da companhia estava no exterior.

Convém esclarecer que, mesmo com o aumento da busca desse tipo de liberação, não são todos os países que oferecem visto para profissionais remotos – e cada um deles tem suas próprias normas sobre o assunto. No entanto, existem certos critérios em comum para que uma pessoa se torne elegível para esse documento. Conheça quais são elas!

  • O solicitante precisa comprovar que possui ligação de trabalho remoto com alguma empresa ou demonstrar que trabalha de forma independente;
  • Ter um passaporte com prazo de validade com cerca de um ano;mão de uma pessoa segurando um passport e atrás uma mala em cima de uma cama
  • A sua ligação trabalhista não pode ser com uma empresa local do país que quer entrar. Isso porque, nesse caso deve ser pedido um visto de trabalho normal;
  • Contar com plano para permanecer naquela região por mais tempo do que duraria um visto de turista;
  • Comprovar que terá renda para se manter durante o tempo de estadia.pessoa com dinheiro na mão e um homem com uma casa de brinquedo na mão e uma chave e em cima de uma mesa vários papéis

E aí, você se encaixa nesses requisitos? Quem sabe essa não é uma oportunidade para sua carreira!

Visto de turista X visto de nômade digital: qual a diferença?

Já que estamos falando sobre trabalho remoto, é normal surgir aquela dúvida no sentido de “o que me impede de pedir um visto de turista e realizar minhas atividades normalmente em meu notebook?” e nós já vamos te responder!

A grande diferença entre o visto de turista e o de nômade digital é quanto tempo poderá permanecer em um outro país.

Os profissionais que escolhem viajar enquanto cumprem suas atividades habituais em diversas localidades mundo afora, normalmente ganham permissão de permanecer naquele território por bem mais tempo que aqueles que estão apenas querendo visitar certa região.

Enquanto turistas têm visto de até 90 dias, trabalhadores remotos chegam a ganhar liberação de até 1 ano para ficar por lá.

De qualquer maneira, quem tem qualquer um desses dois vistos não pode ser contratado por alguma empresa daquele local, pois precisaria modificar sua documentação e até conseguir outras certificações dependendo do país que estiver.

Existem benefícios em ser um nômade digital?

Sim! Existem benefícios tanto para o aspecto pessoal quanto profissional de uma pessoa que escolhe se aventurar nessa possibilidade de trabalho.

Nesse sentido, há cinco principais vantagens que não podemos deixar de citar e que são os que mais atraem quem está cogitando seguir essa carreira, quais sejam:

  1. Conhecer novos lugares enquanto ainda possui uma fonte de renda: dessa forma não é preciso guardar tanto dinheiro antes da viagem — como seria necessário em um mochilão ou outro estilo de viagem, por exemplo;
  2. Liberdade de escolha do seu horário de trabalho: como existe uma diferença no fuso horário de outros países para o Brasil, é comum que os trabalhadores remotos no exterior possam escolher seu turno para aumentar sua produtividade e conforto;
  3. Ter contato com novas culturas: quando se permanece em outra região por um tempo maior, é comum aprender novos costumes, ter contato com novas informações e outras coisas que não poderia descobrir em outros lugares. Com isso, há uma evidente oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional;
  4. Custo de vida mais barato: é comum que os trabalhadores remotos hospedem-se em hostels ou busquem por regiões turísticas que não são tão caras para viver. Esse fato acaba barateando sua estadia;
  5. Aprendizado de outro idioma: exceto pelos profissionais que escolhem ir a países que falam português, tornar-se um nômade digital permite que tenha contato direto e maior com outros idiomas e tempo suficiente para aprender ao menos um pouco dessa outra língua.

Se você tem interesse em outros idiomas, não deixe de conferir quais são as 15 línguas mais difíceis do mundo para já ter em mente quais os países que teria mais dificuldade de aprender o dialeto local!

Quais são os países que oferecem essa possibilidade de visto?

Como falamos antes, não são todos os países que oferecem a opção de visto para nômades digitais. No entanto, em todos os cantos do mundo a lista dos governos que aderem a essa prática aumenta a cada dia.

Abaixo, compilamos algumas das opções de países que têm esse certificado para profissionais remotos!

1. Alemanha

A Alemanha oferece oportunidades de visto para nômades digitais e inovou também ofertando essa liberação para os freelancers  — profissionais que prestam serviços temporários para algumas marcas ou pessoas.

ponte da Alemanha com riu em baixo

Com essa novidade, o país liberou dois tipos de vistos Freiberufler: um para artistas e outro para profissionais freelancers de outras áreas.

2. Grécia

O território que já era muito buscado por turistas de todo o mundo, também abriu as portas para os nômades digitais!

várias casas e riu em baixo

O visto grego para esses profissionais tem validade de até 1 ano e permite que o viajante solicite a permissão de residência para profissionais que atuam remotamente.

3. Austrália

Quem deseja praticar o inglês e conhecer um país cheio de natureza e aventuras, a Austrália é o lugar certo. O governo do país oferece um visto com duração de até 12 meses para que os nômades digitais morem e trabalhem em seu território.

praia da Austrália

4. Portugal

Para muitos viajantes, Portugal é porta de entrada para a Europa, e para quem trabalha remotamente esse país representa a possibilidade de sair do Brasil sem que o idioma seja um problema. A legislação portuguesa para visto de trabalhadores digitais, oferece uma liberação de permanência de até 1 ano e permite que ela ainda seja estendida.

Em 2022, houve alteração na Lei de Estrangeiros de Portugal e os nômades digitais passaram a contar com um visto específico denominado “visto para o exercício de atividade profissional prestada de forma remota para fora do território nacional”

Além disso, o país é um dos poucos que permitem que alguém com o visto de nômade digital solicite a residência permanente. Aqui, no blog, já falamos também sobre como tirar a cidadania portuguesa, confira o conteúdo para saber se essa é uma possibilidade para você!

5. Tailândia

A Tailândia é uma possibilidade ótima para quem quer conhecer a Ásia melhor. Esse país além de ter uma grande população que fala inglês, possui várias facilidades para os nômades digitais. O custo de vida mensal é baixo e o certificado libera a permanência de até 1 ano nesse território.

6. México

O caso do México é um pouco diferente dos outros países que já citamos, pois os turistas brasileiros não precisam de visto para o país. No entanto, quem deseja trabalhar remotamente enquanto está no país pode conseguir um visto de permanência de até 12 meses, podendo estender esse prazo para até 4 anos.

O que é preciso para conseguir um visto de nômade digital?

Além de se enquadrar nos requisitos gerais que já citamos anteriormente, é preciso que o candidato a esse visto tenha bastante cuidado no processo de solicitação dessa certificação. Cada embaixada solicita documentos que podem variar conforme o país que deseja se instalar.

No entanto, é comum que os formulários e comprovantes de trabalho remoto ou autônomo estejam no idioma oficial da região que quer ir. Esse é um detalhe que faz toda a diferença e pode determinar se conseguirá completar o processo ou não.

Por isso, é importante que você conte com a ajuda de tradutores juramentados para que esses documentos tenham validade legal quando forem passados para outro idioma. Apenas esses profissionais têm permissão para atestar a fé pública à conteúdos traduzidos, então, vale a pena se atentar para esse detalhe a fim de não perder uma oportunidade tão rica como essa de trabalhar enquanto conhece lugares incríveis!

O que achou de todas essas informações? Aproveite os vários conteúdos do blog da Easy e conheça mais áreas em que a tradução pode fazer toda a diferença. E não deixe de conferir o post sobre como trabalhar fora do Brasil de maneira legal e descubra novas chances de fazer sua carreira no exterior!

Confira também: Tipos de linguagens

Avalie este Post
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário