Diferença entre língua e linguagem: definições e características

Muito se discute sobre a diferença entre língua e linguagem, uma dúvida comum que pode ser facilmente esclarecida.

De maneira geral, a língua é uma expressão desenvolvida por meio de elementos de forma específica por um grupo de pessoas para que haja conversações assertivas. A linguagem, por sua vez, refere-se a habilidade humana de entender toda forma de comunicação humana, seja verbal ou não verbal. É certo dizer, ainda, que a linguagem é uma das formas de interação humana.

Com essa breve diferenciação já conseguimos ter uma noção sobre o que se trata cada uma delas, mas a língua e a linguagem vão muito além disso. Dessa forma, selecionamos abaixo as definições mais profundas e características mais complexas sobre o que se trata cada um desses termos. Por fim, também trazemos uma caracterização de o que é idioma, confira!

mulher com a boca aberta

Afinal, o que é língua?

A língua é um meio de comunicação verbal específico de um determinado lugar. Suas formas se resumem ao sentido oral ou por sinais, mas seu conceito vai muito além disso. Trata-se não só de um objeto tido pelos humanos para comunicação, mas também é um instrumento de poder.

Língua é uma parte específica – e essencial – da linguagem, em que encontra-se também o conceito de idioma como um produto social. Para Ferdinand de Saussure, a língua é um sistema de signos e funciona como instrumento coletivo para compartilhamento de sentidos.

O conceito do que seria língua ainda é uma questão complexa e com muita abertura para discussões. Acontece que essa definição é apenas uma parcela do contexto geral da língua. Mas vamos tentar simplificar:

A fala e a escrita são exemplos da língua. Algo que está em cada um, mas também faz parte do coletivo. Dentro da fala conseguimos encontrar vestígios do conceito da língua exposto anteriormente como sendo um sistema de signos. Para além da fala verbal, a língua também está presente nos sinais, como é o caso da Língua Brasileira de Sinais.

Veja mais sobre como funciona a tradução simultânea de Libras na nossa página!

Duas pessoas falando por libras

Qual é o conceito de linguagem?

Se procurarmos o conceito de linguagem, encontraremos uma definição rasa de que linguagem é a maneira como nos comunicamos e expressamos, ou ainda, quaisquer sistemas de codificação para expressar ideias, sentimentos e informações. Mas a verdade é que a linguagem vai muito além disso.

A linguagem é um conceito antigo e presente em todos os lugares do mundo em que haja vida humana. É possível considerar duas possíveis definições da linguística. A primeira está relacionada à língua e a um sistema linguístico específico, tal qual a língua portuguesa – motivo pelo qual língua e linguagem estão interligadas.

A segunda definição está ligada a um conceito geral de linguagem, basicamente o que foi exposto no primeiro parágrafo deste artigo. Estamos acostumados a lidar com a linguagem como sendo uma definição ampla enquanto a língua é um ramo específico da linguagem. Essa é uma forma simples e precisa sobre a diferenciação desses dois conceitos.

Podemos datar a origem da linguagem desde o surgimento do primeiro povoado humano, na pré-história. Há quem diga que a linguagem vai além dos animais humanos, mas as discussões sobre isso ainda estão acontecendo.

Tanto a língua quanto a linguagem estão presentes em quase todos momentos da nossa vida. A boa e devida utilização das duas estão ligadas ao fato de termos conhecimentos suficientes para lidar em sociedade. Apesar disso, há casos em que uma língua precisa ser mudada, traduzida.

O processo de tradução de uma língua para outra não é um trabalho simples, motivo pelo qual os profissionais da tradução precisam ter conhecimento na área.

Quer saber mais sobre a tradução? Confira nossa publicação do blog: “O que é tradução e o que faz um tradutor?

Tipos de linguagem

Os três principais tipos de linguagem são: a linguagem verbal, não verbal e híbrida.

  • linguagem verbal: podemos considerar todos os tipos de comunicação por meio das palavras como linguagem verbal, seja ela escrita, falada e libras;
  • linguagem não verbal: por outro lado, a linguagem não verbal é aquela em que não são utilizadas palavras, são os casos de símbolos visuais e sonoros, tais quais placas e sirenes;
  • linguagem híbrida: quando há o uso de linguagem verbais e não verbais, podemos tratar como um caso de linguagem híbrida ou mista.

Bandeira com as bandeiras de todas as nacões

Língua, linguagem ou idioma?

O idioma é um termo próximo ao conceito de língua, mas não carrega o mesmo significado. O idioma refere-se sempre a língua oficial de um país. De maneira prática, é certo dizer, por exemplo, que o português é o idioma oficial do Brasil e não a língua. Do lado oposto, podemos dizer que a Língua Portuguesa é o idioma oficial do Brasil.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre língua e linguagem? Ambos conceitos são complexos e com muito contexto histórico por trás que merecem atenção.

Navegue pelas publicações do nosso blog e confira mais informações sobre línguas, idiomas e tudo sobre o universo das traduções!

Confira também: Tradução Juramentada em Curitiba

5/5 - (2 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário