11 curiosidades sobre a Austrália: conheça a terra dos cangurus

Conheça 11 curiosidades sobre a Austrália e se encante com esse país!

A Austrália é um país gigante, de proporções continentais! Por isso, conta com muitas tradições, lá, você encontra muita cultura e costumes únicos — sem falar em alguns acontecimentos e fatos surpreendentes que circular por lá e, claro, não podemos esquecer os animais que vivem por lá!

Então, confira as 11 curiosidades sobre a terra dos cangurus que vão te encantar e também surpreender. Continue a leitura e confira!

1. Sua colonização… foi um pouco inusitada!

Ainda lá em 1778, quando os ingleses chegaram na Austrália, esse território era utilizado como colônia penal! Ou seja, toda a população dessa ilha era de prisioneiros ingleses. E o que é bem condizente com o próximo fato.

2. A primeira polícia era formada por prisioneiros

É isso mesmo! A primeira força policial existente na Austrália foi composta por doze homens condenados — escolhidos por bom comportamento durante o período de prisão! Isso tudo aconteceu por que começou a crescer o nível de crimes e, com pouca mão de obra disponível, essa foi a opção adotada!

vários policiais com cacetete e escudo na mão

Como trabalhar fora do Brasil de maneira legal?

3. Maior população costeira do mundo

A Austrália conta com quase 8 milhões de km² cercados por mar e cerca de 11 mil praias. Além disso, por todo seu território ser composto por regiões desérticas e semiáridas, pelo menos 85% da sua população vive a menos de 50 km do litoral, sendo a maior população costeira de todo o planeta!

4. Leis rígidas para o comércio de bebida alcoólicas

Por mais que esteja entre os países que mais consomem bebidas alcoólicas do mundo, é um dos que tem leis mais rígidas!

bandeira da Aútralia e uma algema e um cima

A venda é possível apenas em locais com licença para comercialização, como em bares ou lojas próprias (conveniências) — nada de bebidas desse nicho em supermercados da região. Além disso, é proibido ingerir bebida em locais públicos como praças e ruas.

5. Cultura alimentícia a base da carne de canguru

O consumo de carne sempre foi algo natural por lá desde sua colonização, mesmo sendo o símbolo do país. Mesmo com leis rígidas para a caça, hoje em dia esse tipo de alimento está ainda mais comum, visto que há praticamente o dobro da população em cangurus, contando até com incentivo de órgãos públicos.

Esse incentivo está ligado ao fato do número atual de cangurus, podendo afetar diretamente a biodiversidade, colocando em risco a região.

6. População estrangeira

O país conta com uma alta quantidade de sua população com origens estrangeiras, cerca de 25% da população nasceu em outro país, se mudando posteriormente para lá. Por isso, é considerado um país amigável a estrangeiros e ótimo para quem deseja fazer intercâmbio.

7. Camberra é a capital australiana

Por mais que outras cidades sejam mais famosas que Camberra, ela ganhou o título de capital, visto que sua localidade era mais a favor, por não ser costeira, e não teria chance de ser bombardeadas marítimos — se tornando um ponto mais estratégico e seguro para a sede do governo.

Camberra é a capital australiana

8. Permissão ao voto feminino

Um ano após a independência de 1901 do país, eles começaram a tomar muitas decisões para o crescimento e funcionamento de lá, com isso, umas das decisões tomadas foi a de permitir o voto para mulheres, deixando-as muito mais ligadas com o meio político, sendo o primeiro país a dar direito de votos a elas em todo o mundo!

9. Animais únicos que vivem apenas na Austrália

Esse país conta com alguns animais bem diferentes e únicos de todo o resto do mundo. Alguns deles são bem exuberantes, como o cisne negro, outros com algumas características que a gente duvide ser real — como o ornitorrinco!

Além desses, os cangurus, coala, diabo-da-tasmânia, dragão-de-Komodo e a equidna são encontrados apenas por lá!

10. Celebridades que vieram da Austrália!

Muito dos famosos têm origens australianas, tanto no ramo cinematográfico quanto no meio musical. Veja alguns deles:

  • Hugh Jackson;
  • Cate Blanchett;
  • Margot Robbie;
  • Heath Ledger;
  • Todo o grupo do AC/DC;
  • Nick Cave;
  • Flea;
  • Sia;
  • Iggy Azalea.

A lista poderia ser gigante! Muitos outros famosos vieram de lá, alguns nasceram por perto e também se consideram australianos, como Nicole Kidman, mudou-se para o país com apenas 3 anos, mas se considera nativa.

11. A melhor cidade para se viver é Melbourne

Além de ser um país super desenvolvido e interessante para se morar — ainda conta com a melhor cidade do mundo para se viver! Melbourne já está no ranking das três melhores dede 2006! E é líder no top 1 há sete anos!

cidade de Melbourne - Austrália

Visto de nômade digital: o que é e como funciona?

Bem, essas são as curiosidades mais fascinantes por lá. Mas claro, existem muitas outras que com certeza vão te encantar. Se algum dia for viajar e quiser algum lugar diferente — esse país deve estar na sua lista principal!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e para mais curiosidades sobre países ao redor do mundo, continue seguindo o blog da Easy!

Até a próxima leitura!

Confira também: Visto para nômade digital

3.6/5 - (26 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário