Como tirar cidadania espanhola? Guia atualizado!

O fato do Brasil ser um país grande, acabou sendo colonizado por invasores de países europeus, portugueses em sua grande maioria. Devido a isso, boa parte da população tem sua descendência estrangeira, o que influência diretamente o seu modo de vida e hábitos.

Um desses países que vieram em peso para o Brasil foi a Espanha, trazendo muito da sua cultura, culinária e hábitos — agregando muito para o território. Conforme os anos foram se passando, as pessoas vindas de lá, criaram raízes aqui e sua descendência foi ficando abrasileirada.

Agora, muitas dessas pessoas desejam voltar ao país que seus antepassados vieram, mas para isso, necessitam tirar a cidadania. Pensando nisso, a Easy separou alguns tópicos para te ajudar em como tirar a cidadania espanhola. Continue na página e boa leitura!

Afinal, o que preciso para tirar a cidadania espanhola?

A forma mais utilizada para tirar a cidadania espanhola é pela linha de descendência, o que chamam de ius sanguinis, o direito dela é transmitida pelo fator sangue, ou seja, se seus familiares de sangue vieram desse país, você já tem direito a ela desde o seu nascimento.

Dessa maneira, você não precisa buscar pela cidadania, mas sim, buscar por órgãos oficiais para reconhecê-la de fato, se aplicando para boa parte das gerações, como: bisnetos, netos e filhos.

Entretanto, sabemos que existem fatores que podem influenciar essa decisão, visto isso, é necessário realizar um estudo sobre a linha genealogia de sua família, para ter certeza da descendência.

bandeira da Espanha

Confira: Qual a diferença entre castelhano e espanhol?

Quais outros meios para tirar a cidadania espanhola?

Não é por que você não tem descendentes espanhóis que você não consegue ter a cidadania do país, há outros meios de obtê-la, porém, são um pouco mais demorados. Confira quais são:

Cidadania Espanhola por tempo de residência

Esse modelo de cidadania se aplica a qualquer pessoa, basta ter o tempo mínimo de residência por lá. Um fator interessante para o povo brasileiro é que enquanto outros países necessitam morar no país por um período de dez anos, para brasileiros esse período é de apenas dois anos!

Para pedir é um processo bem fácil e intuitivo, basta acessar o site do Ministério da Justiça espanhol, preencher os dados requisitados e pagar a taxa designada (sofrendo alterações conforme os anos). Feito isso, é necessário apresentar a resolução favorável para o Registro Civil (dentro de um prazo de até 180 dias).

Além disso, para ter acesso à plataforma é indispensável ter certificado digital ou um gestor (ou advogado) habilitado.

E que tal entender como trabalhar fora do Brasil de maneira legal? Para depois tirar sua cidadania!

casas espanhola coloridas com lindas varandas

Cidadania Espanhola por casamento

Uma das outras formas de conseguir a cidadania é pelo casamento, nesse caso, é necessário que a união esteja oficializada a pelo menos um ano pelo próprio país. Para o cidadão espanhol que casou em outro país, é necessário que o casal legalize a união no civil para, após isso, conseguir pedir a cidadania do cônjuge.

Além disso, quem conseguiu a cidadania por casamento e o cônjuge vier a falecer, se a pessoa continuar por um ano morando no país legalmente, ela terá o direto de continuar com seus direitos como cidadã.

Cidadania Espanhola para crianças nascidas na Espanha

Para crianças que nascem em território espanhol, já são consideradas cidadãos do país desde o nascimento. Isso ocorre, pois, alguns países não transmitem a nacionalidade para bebês que nasçam fora do país em quais os pais moram. Dessa maneira, a Espanha acolhe essas crianças para não ficarem apátridas.

Caso isso aconteça, é possível os pais tirarem a cidadania espanhola porque o filho nasceu no território!

Quais os documentos necessários para tirar a cidadania espanhola?

Por casamento e residência são necessários:

mulher assinando papeis com passaporte e documentos na mão

  • Fluência do espanhol;
  • Teste do Instituto Cervantes (CCSE);
  • Residir dois anos (residência) ou residir um ano (casamento) — não ficando fora do país por mais de 90 dias;
  • Certidão de nascimento com tradução juramentada (e necessita ser de um do país);
  • Cópias completas do passaporte, carteira de identidade de estrangeiro;
  • Certificados DELE do Instituto Cervantes;
  • Certificado de antecedentes criminais, também apostilado e com tradução juramentada.

Por descendência são:

  • Certidão de nascimento (do interessado e do genitor);
  • Certidão negativada de Naturalização;
  • Certidão de casamento dos pais;
  • RG (interessado e genitores).

Quanto tempo demora para sair a cidadania espanhola?

O tempo para tirar a cidadania varia de acordo com a opção que você está tentando ter êxito no processo, podendo durar alguns meses para quem está tentando tirar por descendência.

Já por residência, é um processo mais demorado, como vimos, você necessita ficar no país por pelo menos dois anos morando, para começar a tirar a cidadania, o que pode demorar mais alguns anos por ser um processo demorado e exigir muitos documentos. O mesmo ocorre com o casamento, apenas a alteração de que é necessário estar casado a pelo menos um ano.

mulher dando passaporte para mulher estrangeira aprovado

Leia mais e tire as principais dúvidas sobre o Green Card dos EUA!

Agora você já sabe o que é preciso para tirar a cidadania espanhola, que requer algum tempo e a junção de muitos requisitos para tirá-la, se não for pela descendência!

Mas é um processo que vale a pena por te permitir morar no país legalmente. E a principal vantagem é poder trabalhar e residir em qualquer outro país que faça parte da União Europeia. Além, claro, do país ser ótimo para morar, com um sistema de saúde eficiente, com baixo custo de vida e educação pública!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e entendido como tirar a cidadania espanhola! Para mais posts informativos — continue acompanhando o blog da Easy. Até a próxima leitura!

5/5 - (1 vote)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário