Entenda como conseguir a cidadania inglesa!
Morar no exterior é um sonho de muitos! E a Europa é um dos locais mais procurados para isso — e entre os principais a Inglaterra! Porém, para conseguir morar nesses locais, é um pouco mais burocrático e muitos passos devem ser seguidos para conseguir a permissão!
Com isso, a Easy TS separou alguns passos e tópicos que você deve seguir durante esse processo! Continue aqui e aproveite a leitura!
O que é a cidadania inglesa?
A cidadania inglesa é uma forma de morar no país, garantindo direitos como: moradia, educação, saúde e trabalho. Dessa maneira, quem tira a cidadania inglesa, garante os mesmo direitos de alguém que já vive no país legalmente, como os nascidos lá;
Afinal, como conseguir a cidadania inglesa?
Existem 3 (três) formas para conseguir a cidadania, assim, é necessário ter pelo menos algum desses requisitos, que são: casamento, residência no país e por descendência. Confira o que é necessário em cada um deles:
Cidadania pelo casamento
Uma das formas de conseguir morar no Reino Unido e ter seus direitos garantidos é pelo casamento ou união estável com um cidadão britânico. E você deve estar a pelo menos 3 (três) anos residindo no país também!
E não para por aí! Ainda tem uma outras séries de requisitos a serem cumpridos:
- Mínimo 18 (dezoito) anos;
- Fluência comprovada no idioma (por meio de teste de proficiência);
- Obter uma pontuação base exigida no teste: Life in the UK;
- Situação adequada com o Esquema de Liquidação da União Europeia;
- Documentos que prove que está no país legalmente.
Cumprindo todos esses pré-requisitos, você estará apto a se tornar, de fato, um cidadão inglês. E para fazer toda essa documentação, tem uma taxa necessária de £1.330 (mil trezentos e trinta) em média para realizar todos os processos.
Cidadania por residência
Para solicitar esse método de cidadania, você deve estar residindo no país por pelo menos 5 anos. E para consegui-la, é necessário cumprir uma série de pré-requisitos e pagar uma taxa referente a esse processo.
- Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos;
- Comprovar que reside no país a pelo menos 5 (cinco) anos;
- Não ter morado ilegalmente no país nos últimos 10 (dez) anos;
- Não ter passado mais de 90 (noventa) dias fora do Reino Unido;
- E nem ter ficado mais de 450 (quatrocentos e cinquenta) dias fora nos últimos 5 (cinco) anos;
- Comprovar fluência no idioma — por meio do teste de proficiência (pontuação mínima B1);
- Comprovar o motivo real de continuar a morar no país;
- Pontuação mínima no Life in the UK.
Para descendentes, o processo funciona da mesma forma?
Para os descendentes funcionam de uma forma um pouco diferente e mais tranquila, não exigindo tanta burocracia. E por mais que seja um direito da pessoa, deve ser solicitada junto ao governo, necessitando apenas pagar uma taxa, para ter esse direito.
+ Certificado de Proficiência em Inglês: por que é importante?
O que preciso para tirar a tão sonhada cidadania inglesa?
Os documentos e requisitos mudam um pouco em cada formato que você pode tirar a cidadania, fora os que comentamos nos tópicos, você ainda vai precisar de alguns outros documentos-base:
- Documento original e cópia do passaporte (traduzido e apostilado);
- Formulário preenchido devidamente;
- Certidão de nascimento e/ou de casamento;
- Comprovante atualizada de residência;
- Certidão de antecedentes criminais (os que já passou e do atual) comprovando idoneidade moral.
Com isso, juntando todos esses documentos mais os da categoria que você se encaixa, será um processo mais rápido.
Life in the UK
Você deve ter notado que falamos bastante esse termo, mas afinal, o que é? Ele é um teste com 24 (vinte e quatro) questões e com um tempo de 45 (quarenta e cinco) minutos de duração, com perguntas para entender como é o conhecimento da pessoa, aplicando enunciados que contemplem temas como leis e vida do país.
Ele conta com alguns pontos como: as leis e o governo, valores do país, costumes, tradições, eventos da história e sobre sua residência no país. Também possui uma versão para jovens com menos de 18 (dezoito) anos, para pessoas com + de 65 (sessenta e cinco) anos e para pessoas que já realizaram ele alguma vez.
Confira os benefícios de tirar a cidadania inglesa!
A principal é o fato de possibilitar os direitos iguais os que os cidadãos do Reino Unido têm, com isso, você pode contar com mais privilégios como, educação de qualidade e acesso à saúde. Além de que, claro, você vai poder votar e participar de outras ações sociais que ocorrem por lá.
Vimos que para tirar a cidadania é um pouco complexo, mas não impossível, tirando a de descendência, você vai precisar morar alguns anos no país antes de conseguir adquirir, e seguir alguns protocolos para que tudo corra bem, e claro, estudar muito o idioma! Esperamos que tenha gostado desse post e tenha entendido como tirar sua cidadania!
E que tal conferir uma carreira internacional enquanto você precisa dar o tempo para tirar sua cidadania? Confira: o que é uma carreira internacional? O que eu preciso saber?
E para acompanhar mais nossos conteúdos, continue seguindo a Easy TS! Até a próxima leitura!