Se você tem considerado se mudar para o Canadá, seja para morar por lá por tempo indeterminado ou para viver um período desfrutando do ensino canadense de alta qualidade e encontrar boas oportunidades, saiba que a sua ponderação tem total relevância!
Trata-se de um destino com forte carga multicultural, ricos espetáculos naturais e, o principal, um lugar que abre muitas portas.
O Canadá é um dos países norte-americanos que mais recebe imigrantes do mundo todo. E quando falamos sobre isso, não podemos deixar de registrar que os brasileiros em muito contribuem para o crescimento desse índice. De acordo com o Estadão, em 2021 o número de novos brasileiros em solo canadense chegou a 11,4 mil.
O motivo? Você entenderá ao longo deste artigo no qual estão listadas as 10 curiosidades sobre o Canadá. Para conferir, basta prosseguir com a leitura!
10 fatos que você precisa saber antes de se mudar para o Canadá!
Que o Canadá registra as menores temperaturas do mundo, você deve saber. Que se trata de um dos países com mais paisagens lindas e de tirar o fôlego, você também deve estar ciente!
Para além disso, no entanto, existem fatos que vão desde a cultura e o esporte, passando pelo geografia e pela história, visitando os atrativos e chegando às aleatoriedades que, talvez, você ainda não conheça. Por isso, confira os principais abaixo:
Veja também: Como trabalhar fora do Brasil de maneira legal?
1. Menores taxas de criminalidade mundial
Quando o assunto é segurança, o Canadá sempre ocupa as primeiras posições no ranking mundial. Isso se dá em razão da efetiva atuação policial que visa a prevenção, a ordem e atua de maneira investigativa. Os índices de crimes são realmente baixos e os que ocorrem tendem a ser de menor potencial ofensivo. Assim, andar pelas ruas das diversas cidades canadenses é tranquilo e a vida por lá é bem segura.
2. Educação é referência global
Um dos pontos mais fortes do país, sem dúvidas, é o sistema educacional de alta qualidade. O programa público de educação segue um formato específico e a contratação de profissionais pedagógicos respeita um padrão rigoroso.
O resultado é a colocação dos estudantes canadenses nas primeiras posições do mundo. Por lá, além de mais da metade da população possuir ao menos um diploma acadêmico, é muito comum os responsáveis optarem pela rede pública ao invés da particular.
3. Declaração de imposto abarca vários gastos
O país conta com um sistema tributário eficiente, ao passo que as contribuições dos cidadãos cumprem com os devidos financiamentos e, é por meio disso, que diversos serviços são promovidos. Nesse sentido, um fato interessante é que a declaração de imposto de renda canadense abarca vários gastos, no mínimo, diferentes, como gastos com viagens, comidas de pets, passes de trânsito e muito mais.
4. Símbolo do país tem relação com o produto de alta produção
Sabe a folhinha estampada na bandeira? Bem, o seu nome é maple, a folha bordô presente na espécie de árvore Acer, com maior incidência em território canadense. E, por conta dessa grande quantidade, o país é um dos maiores produtos de maple syrup, um xarope feito a partir da folha que serve para fazer aquela famosa calda para panquecas.
5. Depois das refeições, o vinho é sobremesa
Outro produto produzido pelo Canadá é o vinho de uvas congeladas, amplamente conhecido como icewine, ou seja, vinho de gelo. A prática canadense envolve o cultivo, o congelamento das uvas na videira e o prensamento do fruto. Por fazer imenso sucesso, este vinho é comumente servido após as refeições acompanhando a sobremesa.
6. Forte relevância no esporte
No segmento esportivo, o país norte-americano também tem história. O hóquei, aquele esporte praticado em pistas de gelo com tacos que conduzem o disco até o gol, é motivo de orgulho e recebe o carinho por parte dos canadenses. Você já pode começar a estudar a atividade para se inteirar sobre o tema.
E, por falar em esporte, não podemos deixar de mencionar que embora não tenha nascido no país, o basquete foi criado por um canadense. James Naismith é o nome do responsável por consolidar o basquetebol em 1891, nos Estados Unidos.
7. É o segundo maior país em área total
No quesito área total, o Canadá só perde para a Rússia. O país é tão grande, cuja extensão passa de 9.900.000 km², é banhado por três oceanos, são mais de 240 milhões de hectares de florestas e milhões de lagos distribuídos pela área nacional.
Você pode explorar tudo isso por meio do programa Au Pair. Para saber mais sobre o assunto, acesse o link e confira nosso post acerca do tema.
8. Responsável por criações úteis para o mundo todo
Não apenas o basquete, mas o microscópico eletrônico, o querosene, o fogão elétrico, a luva de baseball e a insulina estão dentre as inúmeras coisas extremamente úteis no mundo todo e que foram criadas no Canadá.
9. Moeda canadense é vantajosa
A moeda do país é o dólar canadense e, ao ser estabelecido um panorama comparativo, temos uma variação consideravelmente interessante: vale menos do que o dólar americano e mais do que o real.
Nessa lógica de ideias, surge outro ponto relevante, isto é, o custo de vida por lá não é barato, contudo, é importante considerar que as remunerações são maiores quando comparamos com a média salarial brasileira.
10. Lá, é possível observar a aurora boreal
Se você não sabe, ao certo, do que se trata a aurora boreal, pesquise agora mesmo pelo fenômeno natural; você não vai se arrepender. Trata-se de um efeito luminoso no céu que apenas pode ser visto em algumas partes do Planeta Terra e o Canadá é um dos poucos países que contam com essa dádiva.
Agora que você está por dentro das principais curiosidades sobre o Canadá, é hora de agilizar a sua ida e saber o que você precisa para imigrar para o Canadá. Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado. Se ainda tiver alguma dúvida, compartilhe nos comentários abaixo para respondermos. Continue acompanhando o blog da Easy e até a próxima!
Confira também: Convalidação de diploma | Como imigrar para o Canadá | Cidadania na frança