18 curiosidades sobre a língua inglesa: dicas de um tradutor

Conheça 18 curiosidades sobre a língua inglesa!

As línguas são únicas e contam com muitas características fascinantes para formar todo o idioma, incrementando conforme a região, cultura e o tempo! Dessa maneira, muitas curiosidades vão surgindo com o passar dos anos, vamos aprendendo a língua e acabamos nem notando as peculiaridades de algumas palavras. Com a língua inglesa não seria diferente!

Esse idioma é muito rico e conta com diversos fatos interessantes nos seus mais 500 anos de existência. Para te mostrar algumas curiosidades dele, a Easy separou 18 curiosidades sobre questões fonéticas, etimológicas e muito mais sobre esse língua. Continue na página e boa leitura!

1. Sotaques da língua inglesa

Como o inglês é um idioma utilizado em muitos países, ele conta com diversos sotaques, como:

bandeira inglesa

  • escocês;
  • britânico;
  • irlandês;
  • americano;
  • canadense;
  • australiano.

Fora o sotaque das pessoas nativas de países que não utilizam esse idioma como língua materna, que traz ainda mais particularidades para a fala.

Descubra quais são as línguas mais parecidas com o português

2. Letras e sons

O alfabeto tem 26 letras, mas a sua parte fonética aumenta ainda mais esse número! Contando com 44 sons que podem ser ditos de 650 maneiras diferentes!

3. Letra mais utilizadas

A letra “e” é a mais utilizada nesse idioma, segundo um levantamento de dados, a cada 8 letras, 1 é a letra “e”! Por outro lado, a letra “s” é a mais utilizada no início das palavras.

letras do alfabeto

4. A palavra mais longa sem repetir letra

Com 15 letras e nenhuma repetição, a palavra “uncopyrightable” ganha esse troféu! Ela quer dizer que algo não pode ser copiado ou “não autorizável”.

5. A palavra de 45 letras!

Quero ver você conseguir falar essa palavra corretamente! Quem ganha esse troféu da palavra com mais letras em todo o idioma inglês é “pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis”. Sim, é o nome de uma doença, que acomete o pulmão quando a pessoa inala poeira e cinza de vulcão.

6. Palavra sem significado

A palavra com grafia de “dord” não tem significado algum — ela ficou muito conhecida na década de 30, quando foi publicada erroneamente em um dicionário da época. Desde então, ficou conhecida como “palavra fantasma”.

mesa de trabalho com livros de inglês óculos e canetas

7. Idioma dos pilotos

Em qualquer voo internacional, o piloto falará em inglês, como se fosse o idioma oficial do céu!

8. Curto e rápido

A expressão “I am” é a mais cursa de toda o idioma inglês, já a palavra “I” é a mais antiga da língua.

In, On e At: como funcionam as preposições em inglês?

9. Palavras sem rimas

É, tem algumas palavras que estão foras das rimas, na língua inglesa, temos um total quatro: “month“, “silver“, “orange” e “purple“.

mulher lendo livro com bandeira da língua inglesa

10. Alphabet

Essa palavra é composta pelas duas primeiras letras do alfabeto grego “alpha” e “beta” e significa “alfabeto”.

11. Pangrama

Um pangrama é uma frase que utilizada todas as letras do alfabeto e na língua inglesa é: the quick brown fox jumps over the lazy dog. Que significa algo como: a raposa salta sobre o cão preguiçoso.

12. Time

Esse é o substantivo mais comum da língua.

relógio da temática lingua inglesa

13. Pronúncias de “ough

Há 9 pronúncias para essa sílaba e o mais legal é a frase que fizeram utilizados todas essas pronúncias nela!

“A rough-coated, dough-faced, thoughtful ploughman strode through the streets of Scarborough; after falling into a Slough, he coughed and hiccoughed”

Difícil, não?

14. A palavra “Girl” tinha outro significado

Antigamente esse palavra era utilizada para se referenciar a qualquer jovem ou criança, independente do sexo.

15. Outra palavra longa

Dessa vez, temos uma palavra de 32 letras que não tem nada a ver com assunto de química ou doenças! Ela é: antidisestablishmentarianismists” e quer dizer: antidesestabelecimento.

16. Swims

Essa é aquelas apalavras que se ler de ponta cabeça, você vai ler a mesma coisa, uma das famosas palavras ambigramas.

17. Underground

Essa é a única palavra que começa e termina com “und”.

sinalizador subterrâneo

18. Frase com ou sem sentido?

A frase: “Buffalo buffalo Buffalo buffalo buffalo buffalo Buffalo buffalo” é correta gramaticalmente, pasme!  Essa frase conta com palavras homônimas, que tem a mesma grafia e também homófonas, com a mesma pronúncia. Por isso conta com uma construção bem complicada.

Sua tradução quer dizer algo como: “Búfalos de Buffalo, que búfalos de Buffalo intimidam, intimidam búfalos de Buffalo”. Para entender melhor:

  • Buffalo: é uma cidade no estado de Nova York;
  • buffalo no sentido do animal, de fato, o bisão;
  • e por fim, do verbo “to buffalo” que é atormentar alguém.

Viu só? Quantas curiosidades em apenas uma língua! Essas são apenas algumas, toda a língua inglesa conta com muito mais curiosidades interessantes ao seu redor! São curiosidades que não acabam mais.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e se divertido com algumas curiosidades bem diferentes encontradas. Para mais curiosidades como esse, continue seguindo o blog da Easy!

Avalie este Post
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário