Visto de investidor: saiba quais documentos irá precisar!

O visto de investidor é mais um dos vários tipos de autorização para estrangeiros permanecerem em um país. Esse modelo é mais uma oportunidade para quem deseja fazer sua carreira longe do Brasil. Afinal, não é qualquer pessoa que pode começar a trabalhar, investir ou abrir negócio fora de nosso território.

Essa certificação acaba permitindo que investidores trabalhem legalmente dentro de suas fronteiras territoriais. Se ficou curioso sobre quais as exigências para aplicar para um visto desses, quais países aceitam e os documentos necessários para essa operação, continue conosco. A Easy TS preparou um post completo sobre o assunto!

Como funciona o visto de investidor?

Como falamos, o visto é um documento que atesta a autorização do governo de um país para a permanência de um imigrante ou turista em seu território. Existem diversos tipos de vistos como os de turismo, os de intercâmbio e outras possibilidades. No entanto, o funcionamento para os investidores é um pouco diferente.

banner com texto "como funciona o visto de investidor"

Além das exigências tradicionais, essa modalidade requer que uma pessoa trabalhe com bolsa de investimentos, sendo elas públicas ou privadas. Ou seja, o indivíduo que deseja esse visto precisa ter uma quantia X para comprar ações de empresas privadas ou para abrir a sua própria. Por isso, o solicitante precisará fazer uma transferência bancária para comprovar seu capital já no início do processo.

Nações que optam por disponibilizar esse visto oferecem uma concessão permanente para quem está investindo em seu país. Essa estratégia atrai muitos empresários e ajuda a economia do destino com essa chance. Além das vantagens para aquele território, também existem várias para quem quer deixar seu país para investir no exterior.

Quais os benefícios desse tipo de visto?

Esse processo, mesmo que envolva gastos além da própria viagem, é um grande atrativo para pessoas do mundo todo. São inúmeros os imigrantes que aplicam como investidores em busca das vantagens desse tipo de visto. Saiba quais são algumas delas:

  • carreira promissora: cada dia mais o setor de investimento e empreendimento cresce, gerando mais oportunidades para quem quer começar na área;
  • não é preciso experiência ou graduação: o solicitante não precisa já ter trabalhado na área que quer investir ou começado um negócio anteriormente. Também não é pedido nenhuma comprovação que tenha formação no ramo que irá atuar;
  • visto permanente: outros tipos de autorização possuem meses ou poucos anos de validade, mas esse lhe permite fazer a vida lá fora;
  • família direta está inclusa: não pense que terá que fazer um investimento, seu cônjuge outro e o filho do casal mais um… o visto de investidor dá direito a levar sua família direta consigo;
  • educação facilitada: além de seus filhos terem direito a educação pública do país para onde está indo, algumas nações ofertam descontos nas universidades.

Além dessas vantagens, há um facilitador para esse processo que pode também servir como atrativo para alguns profissionais. Não existe uma restrição sobre o tipo de área que poderá investir no exterior, sendo assim, terá novas oportunidades de carreira em mercados que talvez não sejam tão desenvolvidos no Brasil. É a chance perfeita para viver do que realmente gosta de fazer.

Quais as exigências para quem deseja ter esse visto?

Cada país tem suas regras específicas sobre quem pode ou não aplicar para essa categoria. No entanto, independente se estamos falando do visto de investidor nos EUA, Austrália ou qualquer outro local que permite essa solicitação, existem algumas regras comuns a todos eles e que deverá seguir:

banner com as exigências para o visto de investidor

  • não ter dívida jurídica em seu país ou proibição legal de deixar o território;
  • estar de acordo com as leis obrigatórias do país que quer adquirir o visto;
  • possuir a quantia mínima de dinheiro para fazer o investimento – o valor varia de um local para outro;
  • comprovar a legalidade da origem desse montante que usará para investir;
  • enviar os documentos na língua do país que irá.

Essas diretrizes são as mínimas para quem quer fazer carreira empreendendo no exterior. Conheça agora quais os documentos que precisará para solicitar essa permissão!

Visto de investidor: quais documentos preciso para solicitar?

O pedido dessa classe de visto não é muito diferentes das outras solicitações, o que é acrescentado são os comprovantes que cumprem com uma das exigências que falamos acima: a demonstração de que seu dinheiro tem uma origem legal. Confira agora a lista-base de documentos que irá precisar levantar:

  • carteira de identidade;
  • CPF;
  • certidão de casamento, se houver;
  • certidão de nascimento dos filhos, se houver;
  • declaração do imposto de renda;
  • extratos bancários dos últimos três meses;
  • documentos de sua empresa, caso já tenha uma;
  • holerites dos últimos meses, se for contratado;
  • passaporte atual (e o anterior, caso tenha).

As certidões de casamento e nascimento dos seus descendentes são necessárias aqui pelo fato deles estarem inclusos nas permissões de acesso ao país de destino. Dessa forma, o certo é deixar explícito desde o início do processo o fato que possui filiação a outras pessoas.

Essa é apenas a lista mínima de documento, justamente pela particularidade desses processos em cada um dos países que permitem o visto de investidor. Mas quem quer ter reais chances nessa área precisa ficar atento também a outra condição comum a todos os casos: a tradução dos documentos.

Como a tradução juramentada é necessária para esse tipo de visto?

No processo de aplicação para ter a permanência liberada em um local do exterior existem diversos formulários a serem preenchidos, entrevistas com o Consulado correspondente e outras etapas que requerem que a documentação ou as respostas sejam no idioma do seu destino. É aí que a tradução juramentada se aplica!

Um tradutor juramentado é um profissional concursado que pode fazer a mudança de língua de documentos, procurações, processos e outros arquivos, atestando validade legal a estes. Apenas com a participação desse técnico será possível uma tradução com adequação linguística e dentro dos parâmetros ditados pela lei. O trabalho deles tem a mesma veracidade do que um documento lavrado em cartório.

Os tradutores profissionais também podem ajudar – e muito! – no preenchimento de formulários na outra língua. Isso porque, mesmo quem é fluente em um segundo idioma, pode não conhecer os termos técnicos e específicos de questões jurídicas.

Países que possuem visto permanente de investidor

Não são todas as nações que dão a oportunidade para que estrangeiros entre em suas fronteiras como investidores. Mesmo assim, existem ótimas oportunidades em países de diferentes continentes, permitindo que o empreendedor escolha entre mercados, culturas e climas bem diferentes uns dos outros. Atualmente os países que têm essa categoria são:

lista de paises que possuem visto permanente de investidor

  • Estados Unidos da América;
  • Canadá;
  • Reino Unido;
  • Portugal;
  • Espanha;
  • Malta;
  • Alemanha;
  • Austrália.

Ficou animado com as possibilidades? Vamos te falar mais alguns detalhes sobre três dessas potências que aceitam permanentemente investidores estrangeiros!

Visto de investidor nos EUA

O mais procurado pelos brasileiros, os EUA possui algumas exigências para a aprovação do visto EB-5. O empreendedor precisa ter 21 anos, no mínimo, investir 500 mil dólares americanos em algum dos setores em crise do país ou US$ 900 mil na criação de uma empresa. No segundo caso, ele precisará ter, ao menos, 10 funcionários em dois anos.

Caso não se enquadre nessas exigências, temos um post sobre como tirar o visto americano na categoria B1/B2 que é a correspondente para Turismo ou Negócios de outros tipos.

Visto de investidor em Portugal

Com uma grande comunidade brasileira já no país, os lusitanos cedem o visto chamado D2 ou Golden Visa para empreendedores e estrangeiros que desejam começar sua empresa em Portugal. A transferência feira deve ser, no mínimo, de 500.000€ em fundos de investimentos.

Há também como conseguir essa Autorização de Residência com a compra de imóveis, investimentos em pesquisas científicas e aquisição de localidades de reabilitação urbana. Todos esses garantem a cidadania portuguesa pelo tempo de atividade no país, mas existem outras formas de consegui-la permanentemente.

Visto de investidor na Austrália

Um destino na Oceania que também tem a opção de visto para investidores, essa classe chamada de 188C possui também suas particularidades. A opção mais comum é a que exige 500 mil dólares australianos investidos em capital de risco e ativos com alto potencial de crescimento – como pequenos negócios privados e startups. Ainda dá para conseguir esse benefício com aplicações em outros ativos.

O visto de investidor não é uma opção para todos, mas é uma oportunidade muito boa para quem tem a chance de utilizá-lo. Ele tem um custo alto, mas que certamente se paga após algum tempo trabalhando nos mercados exteriores.

O blog da Easy TS tem muitos outros conteúdos para quem está de olho no mercado internacional e precisa de ajuda para entender suas exigências quanto a linguagem. Não deixe de conferir nossos posts!

Confira também: Como tirar o green card

Avalie este Post
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário