Como morar nos estados unidos legalmente? Veja nossas dicas!

Morar nos Estados Unidos é o sonho de muita gente, seja para estudar ou trabalhar. Mas o sonho americano pode acabar muito mais rápido do que o imaginado se não for feito legalmente e da maneira correta.

Os Estados Unidos é o país que mais recebe estrangeiros no mundo. Segundo a pesquisa feita em 2020 pelo Ministério das Relações Exteriores, no ano existiam cerca de 1,8 milhão de brasileiros no país norte-americano. As cidades com mais Brasileiros são Nova York, Miami, Los Angeles e Atlanta.

Ficou curioso para saber como todas essas pessoas conseguiram ir morar no país? Quer fazer parte desse número nos próximos anos? Então, continue sua leitura e aprenda como morar nos Estados Unidos de forma legal!

O que é necessário para morar nos EUA?

Se você quer trabalhar fora do Brasil de maneira legal, precisa estar atento à algumas coisas. O principal para conseguir morar nos Estados Unidos é o visto. De forma simplificada existem dois tipos: vistos de imigrante e os vistos de não-imigrantes.

homem olhando para frente com um chapéu na cabeça um mapa na mão e uma bolsa nas costas em um fundo fosco

Mas, afinal, qual tirar? Se você deseja permanecer um tempo determinado no país, a melhor opção são os vistos de não-imigrante. Confira quais são alguns dos tipos dessa categoria:

  • Turismo;
  • Cursos rápidos;
  • Tratamentos médicos;
  • Business;
  • Trabalhos temporários.

    Mecânico arrumando um carro

Mas caso você não queira ter um prazo de volta para o Brasil, precisa se enquadrar em uma das especificações pedidas:

  • Ser um cidadão estadunidense;
  • Ter o famoso Green Card – título de residência permanente;
  • Ou ter um visto de imigrante.

Posso morar permanentemente nos Estados Unidos com visto de turismo?

Não é permitido. Morar no país de forma permanente com o visto de turismo pode trazer sérias consequências. Esse tipo de visto concede apenas 6 meses de estadia nos EUA e, ao desrespeitar esse período e não voltar para o Brasil, a pessoa estará ilegal – arriscando ser deportada e proibida de voltar para os solos americanos definitivamente.

Além da deportação, existem outras complicações sérias, como a falta de apoio do governo brasileiro em casos de emergências judiciárias. Por lei, o governo do Brasil não pode interferir nas questões judiciais que estão acontecendo nos Estados Unidos, uma vez que os consulados devem seguir as legislações locais. Ou seja, caso você seja preso, o consulado brasileiro não poderá te ajudar.

Veja os principais vistos para morar nos Estados Unidos legalmente

Existem diversos tipos de vistos disponíveis e é muito importante escolher o visto adequado para a sua situação. Separamos uma lista com os principais e mais comuns vistos, confira:

  • B-1 (negócios): H1-B e O (especialistas): esse tipo é voltado para as pessoas que vão viajar para as terras norte-americanas a trabalho, seja para uma conferência, palestra ou reuniões. Essa categoria também é aplicável para atletas que estão competindo sem receber prêmio em dinheiro e para empregados de serviços domésticos;
  • B-2 (turismo ou tratamento médico): muito comum entre os não-imigrantes que vão ficar no país para turistar ou por razões médicas. Esse tipo de visto também permite pessoas que vão fazer cursos rápidos que não são ligados com a vida acadêmica;
  • C-1 (tripulantes/em trânsito pelos EUA): é o visto exigido a tripulantes que estão de passagem pelos EUA (mesmo que seja apenas escala) e vão para outro destino;
  • F-1 e M-1 (estudantes): é o visto para estrangeiros que querem estudar no país. O F-1 é válido para o ensino fundamental ao superior (nessa categoria, os cursos de pós-graduação e pesquisa não se enquadram). Já o M-1 é voltado para aquelas instituições que não são acadêmicas, como escolas técnicas.
  • H1-B e O (especialistas): o H1-B é voltado para os profissionais com especializações em suas áreas de conhecimento. Para as áreas da ciência, arte, esporte e negócios, o visto que deve ser solicitado é o tipo O;
  • J-1 (intercâmbio): é o tipo que deve ser solicitado em intercâmbios que envolvem atividades bancadas por alguma instituição financeira, entidade americana ou órgão. Aqui são considerados programas de pós-graduação e especialização, estágios, serviços de Au Pair, pesquisadores e outros bolsistas.

Como posso conseguir um Green Card?

Existem algumas exigências que a pessoa deve cumprir para conseguir um green card. Confira quais são:

  • Ter um familiar próximo que seja cidadão americano;
  • Casar com um estadunidense;
  • Ter algum visto que permite a solicitação do green card. As opções são: visto de transferência (L1), de investidor (EB-5) ou um visto de trabalho (H-1B);
  • Ganhar a loteria anual de green card organizada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. A Green Card Lottery dá a chance de 50 mil pessoas terem o visto de residência permanente.

homem com uma mulher nas costas e a mulher segurando um buque de flor em um fundo fosco

Quanto custa para tirar um visto americano?

Ao tirar um visto americano, existe uma taxa obrigatória que deve ser paga. O valor da taxa varia conforme o tipo do visto e vão de US$160 até US$205. Mas existem alguns casos em que é possível pedir a isenção desse valor, são eles:

  • Vistos do tipo J para intercâmbios educacionais ou culturais em que são patrocinados pelo governo dos Estados Unidos;
  • Viagens diplomáticas ou oficiais com vistos dos tipos A, C-2, C-3 G e missões da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Agora que você já sabe as informações essenciais para ir morar nos Estados Unidos, está pronto para agilizar sua ida e viver o sonho americano.

Aproveite para aprender quais são os documentos necessários para tirar o visto americano. Continue acompanhando o blog da Easy TS para ver mais conteúdos que vão te ajudar a mudar o rumo da sua vida!

Confira também: Convalidação de diploma

5/5 - (1 vote)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário