Conheça as 8 línguas mais faladas no Brasil!

O Brasil é um país extremamente diverso, com uma grande variedade de culturas, tradições e idiomas. Embora a língua oficial do país seja o português, existem muitas outras línguas faladas por grupos étnicos e minorias linguísticas. Neste post, vamos explorar as línguas mais faladas no Brasil, suas origens, influências e importância cultural.

Se interessa em conhecer mais sobre o assunto? Então, está no lugar certo. Embarque nessa viagem fascinante pelo mundo das línguas mais faladas no Brasil!

1. Português

O primeiro lugar dessa lista não é surpresa para ninguém: o português. O idioma possui nada menos do que 97,9% da população utilizando-o como língua materna. Uma curiosidade é que o Brasil é o único país da América do Sul que utiliza o português predominantemente.

Antes da colonização, o país utilizava as línguas indígenas, mas após a chegada dos portugueses em 1500, o idioma começou a ser disseminado. Embora a língua oficial seja o português, ainda existem diferenças entre o do Brasil e o de Portugal e isso tem motivo: os traços remanescentes de idiomas africanos e ameríndios.

2. Alemão

A segunda língua mais falada no Brasil é o alemão. Isso mesmo! Pode ser muito surpreendente para muitos, afinal, representa apenas 1,9% da população brasileira. O segundo lugar nessa lista se dá, pois muitos imigrantes vindos da Alemanha chegaram ao Brasil em 1940.

Os falantes desse idioma estão presentes principalmente na região sul do Brasil, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Grande parte deles são descendentes dos imigrantes que vieram para o país.

Bandeira Alemã na Sala de Conferência

Quer tirar a cidadania alemã, mas não sabe como? Então, confira o post que preparamos para você com todas as informações!

3. Italiano

Estima-se que o Brasil tenha cerca de 25 milhões de brasileiros descendentes de italianos, por esse motivo, essa é uma das línguas mais faladas no país.

No final do século XIX aconteceu uma grande onda de imigração italiana, onde a maioria se estabeleceu no sul e sudeste (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais).

Além disso, a Itália é um grande parceiro comercial do Brasil, por esse motivo, muitas pessoas buscam aprender a língua para manter negócios com as empresas italianas. Tudo isso faz com que o país seja fortemente influenciado culturalmente pela Itália.

4. Japonês

No século XX iniciou-se uma grande imigração de japoneses para o Brasil em busca de trabalho e melhores condições de vida. A maioria dessas pessoas se estabeleceu no sul e sudeste do país (Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul).

Atualmente, estima-se que o número de falantes de japonês no Brasil seja de 1,5 milhão de pessoas. Além disso, hoje em dia é muito comum encontrar escolas de língua japonesa, fazendo com que o idioma seja cada vez mais utilizado.

Você já ouviu falar sobre a profissão de tradutor juramentado? Confira com a Easy TS!

5. Línguas indígenas

No Brasil, existem mais de 400 mil falantes das línguas indígenas e, por mais que muitos não saibam, existem muitas línguas minoritárias e indígenas no país. Segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 274 idiomas indígenas e 305 etnias diferentes.

A maioria das línguas indígenas pertence aos troncos linguísticos Tupi e Macro-Jê, mas existem muitos idiomas ameríndios. Veja alguns deles:

  • Guarani;
  • Pirahã;
  • Arará;
  • Apalaí;
  • Carajá;
  • Nadeb;
  • Tupiniquim.

E é claro, o Nheengatu, uma das línguas indígenas mais faladas, com cerca de 19.000 falantes nativos.

7. Espanhol

Existem cerca de 460.000 falantes de espanhol no Brasil. Apesar de parecer muito, quando comparado com os demais países da América Latina, esse número é consideravelmente pequeno.

O espanhol tem uma grande importância histórica e geográfica no país, devido à sua proximidade com outros países falantes da língua e ao histórico de colonização da Espanha no Brasil.

O Brasil faz fronteira com dez países, sendo que a maioria deles tem o espanhol como língua oficial, como a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Além disso, muitas empresas brasileiras têm relações comerciais com países de língua espanhola, tornando o conhecimento do idioma uma habilidade valiosa no mercado de trabalho.

Outro fator que contribui para a presença do espanhol no Brasil é a influência cultural dos países de língua espanhola. A música, a literatura, o cinema e outras formas de arte desses países têm uma grande presença no Brasil e muitas vezes são apreciadas em espanhol.

imagem Jovem casal dançando em uma pra com a bandeira da Espanha

8. Inglês

É claro que a língua inglesa não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, o Brasil é o país que mais a estuda no mundo. O inglês é considerado global, por possuir muita influência nos negócios, turismo, tecnologia e muitas outras áreas de comunicação internacional. Por isso, é muito valorizado no mercado de trabalho.

Além disso, grande parte das escolas brasileiras oferece aulas de inglês como disciplina obrigatória. E muitas pessoas buscam cursos de inglês como língua estrangeira para melhorar suas habilidades de comunicação e aumentar suas oportunidades de emprego.

Extra: Língua Brasileira de Sinais

Não poderíamos deixar de comentar sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)! Fugindo um pouco das mais faladas, a Libras é uma língua gestual, utilizada principalmente por pessoas surdas e com deficiências auditivas. No Brasil, mais de 2,3 milhões de pessoas utilizam essa língua.

Apesar da popularidade, só foi reconhecida como uma língua em 2002, pela Lei n.º 10.436/2002. Ela possui muita influência de aspectos culturais brasileiros e, além disso, é considerada uma língua viva. Isto é, sofre alterações conforme a região, o famoso regionalismo.

imagem de duas mulheres falando em Língua de sinais

Falando nisso, você conhece a diferença entre língua e linguagem? Apesar de parecerem sinônimos, não são! Acesse o post e entenda mais!

Esperamos que você tenha gostado de conhecer as línguas mais faladas no Brasil. Continue acompanhando o blog da Easy TS para mais conteúdos sobre comunicação e linguagem, curiosidades sobre países e mais. Aproveite e confira nosso post com dicas para brasileiros morarem na Irlanda legalmente!

2.8/5 - (105 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário