11 curiosidades sobre a Espanha – Conheça com a Easy TS

A Espanha é um dos maiores países da Europa. Cheio de tradições, muita cultura e diversos costumes únicos, é a terra de grandes nomes da arte como Picasso, Gaudi, Salvador Dalí e muitos outros. São tantos fatores marcantes e encantadores que é difícil não querer conhecer e morar no país.

Pensando nisso, preparamos 11 curiosidades incríveis para você conhecer sobre a Espanha. Continue sua leitura e venha se encantar e se surpreender!

1. La Siesta

Se você decidir parar em alguma loja ou mercado depois do almoço, com certeza, vai encontrar tudo fechado! O motivo disso é a “Siesta”. Esse é um costume espanhol onde todos fecham durante duas horas para descansar. Geralmente, as lojas param a partir das 14h da tarde.

mulher de costas parada olhando uma janela grande de vidro

Mais da metade dos nativos costumam ir para casa, dormir por pelo menos uma hora e só após isso retornar para suas atividades. Segundo pesquisas, tirar essa “soneca” após o almoço é muito benéfica e pode ajudar a melhorar a produtividade, melhorar a concentração e ganhar mais energia.

2. A monarquia ainda existe

O atual regime político do país é a Monarquia Parlamentar. Ou seja, a família real continua no reinado, mas tem pouca influência sobre as tomadas de decisões. Nesse regime, o Chefe de Governo do parlamento age como um presidente coordenando o país.

homem vestido de rei em um fundo vermelho

Aproveite e confira nosso post sobre como tirar a cidadania espanhola!

3. Os horários das refeições são “sagrados”

Uma curiosidade muito interessante é sobre as refeições dos espanhóis. No país, existem cinco refeições! A primeira acontece às 9h da manhã e é como se fosse um café da manhã. Às 11h30, os nativos fazem um lanche e apenas 15h que vão almoçar. Ao final da tarde eles fazem outro lanche e 21h30 é a hora do jantar.

pessoa jantando

4. A Espanha tem a quinta maior população da Europa

Atualmente, a Espanha conta com mais de 47,4 milhões de habitantes e isso faz com que ela seja o quinto maior país da Europa. A cidade de Madrid sozinha tem 3,3 milhões de habitantes e Barcelona 1,6 milhões.

imagem com várias pessoas

5. Patrimônios da Humanidade pela UNESCO

O país tem 44 cenários naturais e culturais considerados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Isso faz com que a Espanha seja o terceiro maior berço de patrimônios do mundo, ficando atrás apenas da Itália e China.

6. É proibido beber na rua

Em alguns locais do país é proibido beber bebidas alcoólicas na rua e pode gerar uma multa de até 600 euros! Além da proibição nas ruas, algumas regiões do país proíbem a compra de bebidas em supermercados a partir das 22h.

copos pequenos com bebida alcoólica dentro

Quer sair do país para estudar? Confira nosso post sobre como fazer pós-graduação no exterior!

7. Horário adiantado

Em 1940, o General Franco decretou que 23h eles iriam para 00h, para alinhar com a Alemanha. Isso faz com que o país tenha uma hora a mais do que deveria ter considerando a localização geográfica. Até os dias de hoje esse horário é seguido.

8. As línguas da Espanha

Se você pensa que na Espanha só é falado é o espanhol, está muito enganado! O país conta com o espanhol ou castelhano como idioma oficial e mais seis outros idiomas co-oficiais: catalão, basco, galego, asturiano, aranês e aragonês.

Ah, e vale lembrar que castelhano e espanhol são a mesma língua, a única coisa que muda é o período que surgiram. Se quer entender melhor sobre as duas, confira a diferença entre castelhano e espanhol!

9. País europeu com mais bares

A Espanha é o país europeu com mais bares! O país conta com mais de 280 mil estabelecimentos, que movimentam cerca de 15% de todo o PIB nacional. Além das diversas bebidas servidas, os bares espanhóis também são conhecidos por servir iguarias da culinária espanhola.

estabelecimentos na Espanha

10. Cabalgata

A comemoração do Dia de Reis na Espanha é mais importante que o natal. Um dos costumes do país é a Cabalgata, um desfile que acontece no dia anterior do dia de Reis. Na data, os Reis Magos com seus ajudantes distribuem doces e balas para o público. Essa é uma tradição tão importante que toda a família se reúne para prestigiar o evento e as ruas ficam lotadas.

11. Transporte público

O transporte público da Espanha é conhecido mundialmente por sua eficiência. Com um transporte de alta qualidade como esse, muitos o usam diariamente. Mas apesar da eficiência, eles fecham 2h da manhã.

mulher descendo de um ônibus com mala

Devido a isso, os jovens que saem durante a noite acabam acabando suas festas mais cedo para conseguir pegar o transporte público. Já as baladas ficam abertas até 6h ou 7h da manhã, justamente para pegar o primeiro horário durante a manhã.

Bom, essas são algumas das incríveis curiosidades sobre lá. Com certeza muitos outros vão te encantar sobre esse país fascinante!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! Continue acompanhando o blog da Easy para mais curiosidades de diversos países, como o Canadá, Austrália e mais. Até o próximo post!

3.9/5 - (104 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário