Português é uma das línguas mais difíceis do mundo?

Provavelmente, você já deve ter ouvido, ou até mesmo falado, que o português é um idioma complicado de estudar, muito difícil e desafiador para ler e escrever, não é? Mas será que essa afirmação é verdadeira? Será que não há outras línguas mais difíceis por aí?

Pensando nisso, a Easy TS separou alguns pontos para falar mais sobre o nosso idioma, se ele realmente é uma das línguas mais difíceis do mundo ou não! Para ver mais e entender sobre essa “polêmica”, continue aqui conosco e aproveite a leitura!

O português é uma das línguas mais difíceis do mundo?

De maneira geral, não! Há outras línguas com um grau maior de dificuldade, tanto para ensinar quanto para aprender. Boa parte delas tem uma estruturação, sintaxe e conjugações muito mais complexas que a do português, tendo uma vertente de coerência muito diferente e fora do que estamos acostumados.

Boa parte delas têm suas origens na parte ocidental, ela tem uma grande parte de sua origem na língua latina, mesmo que seja da parte mais vulgar do idioma. Assim, ela possui esquema e similaridade com outras línguas que tiveram como base o latim, possibilitando um entendimento um pouco melhor sobre o português.

Quais são os idiomas mais difíceis do mundo?

Então, quais são as línguas mais difíceis do mundo? Provavelmente você deve ter ficado curioso, não é? Separamos as 10 primeiras da lista e trouxemos algumas curiosidades sobre elas. Confira:

1. Coreano

O idioma coreano é uma língua aglutinante, ou seja, boa parte das suas palavras são formadas com a união de morfemas. Sua parte de fala é determinada pelo modelo hangul, um alfabeto silábico, que a cada bloco consiste em, no mínimo, 2 e, no máximo, 5 letras.

Ele é falado por pelo menos 80 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, mas sua grande maioria se concentra na parte da Coreia do Sul.

2. Mandarim

O mandarim é uma língua tonal, no qual o significado das palavras depende e varia de acordo com a entonação pronunciada. Com isso, dependendo do modo como você fala, a outra pessoa pode entender outra coisa. Ao redor do mundo, pelo menos 1,4 bilhões de pessoas falam, com boa concentração na China.

Chinês ou Mandarim: Qual é melhor aprender primeiro?

3. Japonês

Para aprender melhor esse idioma, você vai precisar decorar milhares de letras, ele possui 3 sistemas de escrita diferentes e ainda tem 2 sistemas silábicos. Como já esperado, boa parte dos falantes desse idioma são do Japão.

imagem de uma pessoa escrevendo com um pincel em uma folha em Japonês

4. Árabe

Com mais de 230 milhões de falantes, o árabe é um idioma falado em várias regiões, mas principalmente no Oriente Médio e na África, assim, a maior população falante dele fica no Egito. Além disso, é o idioma oficial de 26 países!

Um fato interessante sobre esse idioma é que algumas palavras do português tiveram origem nele, como a palavra azeite, que em árabe é az-zayt. Também temos salada, sendo uma derivação de salata, dentre muitas outras.

5. Polonês

Esse idioma possui ao todo 35 consoantes! Ah, e não possui nenhum artigo, nem na fala, nem na escrita. O polonês é uma língua do gênero neutro, ou seja, não tem palavras masculinas e femininas.

Na parte do plural dos substantivos, está aí a maior dificuldade. Para colocar o plural nessas palavras vai depender do gênero e se está se referindo a um humano ou animal.

6. Húngaro

O húngaro é uma língua falada em vários países, tais como: Hungria, Eslováquia, Ucrânia, Sérvia e Romênia. Essa língua pertence às urálicas, que possuem dialetos por diversos cantos, mas que são bem compreensíveis.

7. Finlandês

O finlandês possui uma gramática bem diferente, dependendo da ordem das palavras, a frase terá um sentido diferente, passando uma mensagem para cada ordem. Essa língua é falada por pelo menos 6 milhões de pessoas ao redor do mundo, tendo mais índice na Finlândia.

8. Lituano

O lituano é considerado uma das línguas mais antigas da indo-europeia, sua gramática é bem antiga e conservadora, tanto que em muitos países que a falam, eles mesmos citam como uma língua dessa vertente, utilizando-a como secundária, tendo outra como principal.

Ah, e como o próprio nome sugere, esse idioma é mais falado na Lituânia, e são pelo menos 3 milhões de falantes.

9. Russo

Essa é a língua materna da Rússia, falada por pelo menos 270 milhões de pessoas. Outra língua que possui um alfabeto totalmente diferente, o cirílico, e com uma gramática altamente complexa.

O que é o alfabeto cirílico? Veja quais países o utilizam!

10. Alemão

Em último na lista, temos o alemão, um idioma que possui uma variedade super alta de substantivas e verbos, além disso, tem 4 tipos de declinações e a língua é falada em gênero neutro. Boa parte dos falantes são alemães, sendo falada por aproximadamente 95 milhões de pessoas.

O português é considerado um idioma difícil para os falantes nativos?

A língua portuguesa, principalmente a brasileira, é considerada difícil pelos falantes por conta das várias regras gramaticais e que, em cada regra, há uma exceção!

Isso faz com que os falantes fiquem confusos. Assim, por mais que a língua no geral não seja uma das mais difíceis, sua gramática é muito complexa.

Além disso, o idioma conta com fonemas muito parecidos, mas com diferenças na parte escrita, tal como a parte da acentuação, que conta com várias regras e há variações de acentos que mudam dependendo da palavra que vem em seguida.

Mas, o principal problema da língua portuguesa é o ensino, visto que muitas pessoas não têm um ensino adequado ainda quando crianças, dificultando esse processo sobre o entendimento do idioma.

Agora que você já sabe quais são as línguas mais difíceis. Descubra quais são as línguas mais parecidas com o português!

Viu só? Existem outros idiomas que são muito mais difíceis e complexos comparados ao português, tendo situações bem específicas sobre a língua, como dependendo da ordem mudar a interpretação ou então, um idioma que não tem artigo!

Gostou deste conteúdo? Acompanhe mais no blog da Easy TS e veja outras curiosidades sobre línguas. Até a próxima!

Confira também: Tradução de artigos científicos

4.2/5 - (325 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário