O que é o alfabeto cirílico? Veja quais países utilizam!

Entenda o que é o alfabeto cirílico e onde é utilizado!

Você já ouviu falar sobre o alfabeto cirílico? É um alfabeto utilizado boa parte entre a Europa e Ásia, boa parte inspirado no alfabeto grego e latino!

E quando falamos nesse assunto, ao pensar no russo, já pensamos em algo super complexo e difícil! Entretanto, por mais que parece muito complicado, esse alfabeto conta com diversas semelhanças com o nosso alfabeto!

Ficou interessado em ver mais sobre esse alfabeto? Para você entender mais sobre, a Easy separou alguns pontos e curiosidades interessantes sobre ele — continue e aproveite a leitura!

Afinal, o que é o alfabeto cirílico?

É um sistema alfabético, utilizado atualmente para representar os idiomas: russo, bielorrusso, búlgaro, macedônio e sérvio.

E ainda pode ser vista em outros países da Europa oriental e da Ásia central. Seu nome é uma homenagem ao São Cirilo, que ajudou a fundamentar e estruturar esse alfabeto, juntamente com São Metódio.

Por mais que tenha disso os dois santos que ajudaram a estruturar esse alfabeto, ele já era muito mais antigo, acredita-se que o fundador foi São Clemente de Ohrid, em algum momento do século X, que começou a sua estruturação básica, desenvolvendo-a lentamente.

A expansão desse alfabeto é, principalmente, devido às atividades de uma escola da Bulgária e o que ajudou ainda mais foi que em 860 o Rei Bóris (da Bulgária), converteu o país ao cristianismo e começou a utilizar ainda mais a literatura eslava, que utilizada esse mesmo alfabeto.

Esse alfabeto começou a ser melhor desenvolvido em 1708 e teve fortes origens e inspirações da língua latina e grega, então, desde esse ano passou a ser trabalhado e reformulado em diversas ocasiões, como o acréscimo de algumas letras e o descarte de outras — para que chegasse até o que é hoje.

E gradualmente esse alfabeto foi tomando mais proporções por todo o mundo e, atualmente, o alfabeto cirílico é usado em mais de 50 línguas e conta com presença em vários países!

Conheça as 15 línguas mais difíceis do mundo com a Easy

Quais países fazem usam o alfabeto cirílico?

São mais de quinze países que utilizam o alfabeto cirílico como base de sua língua, os principais que usam ele são:

Quais paises usam o alfabeto cirilico
  • Rússia;
  • Bulgária;
  • Macedônia;
  • Sérvia;
  • Montenegro;
  • Belarus;
  • Ucrânia;
  • Bósnia;
  • Cazaquistão;
  • Quirguistão;
  • Mongólia;
  • Tajiquistão;
  • Moldávia;
  • Entre outros países menores que fazem uso dele e outro língua.

Leia também: Quais são as palavras estrangeiras usadas no Brasil?

Quantas letras tem no alfabeto cirílico e como ler o alfabeto russo?

O alfabeto cirílico tem 6 vogais e 27 consoantes e cada caractere existente no alfabeto tem um som diferente do outro. Entretanto, alguns desses sons são parecidos com alguns que conhecemos, tornando um pouco mais prático quando for aprender, mas ainda assim, é considerado um alfabeto complexo em seu ensino.

Aliás, se analisar bem, todo o alfabeto tem uma maneira lógica em seu funcionamento nas palavras, assim como qualquer outro. Ele é mais complexo por suas grafias e sons serem diferentes do que estamos acostumados.

E vale já mencionar que o Ъ não é pronunciado nas palavras, esse símbolo serve como uma pausa durante a fala, para suavizar os sons das consoantes que vem antes dele.

Letras do CirílicoSom equivalente com o português
MaiúsculaMinúscula
Ааa
Ббb
Ввv
Ггg – como em gato
Ддd
Ееé, ê, – ditongo
Ёёô, – ditongo
Жжj
Ззz
Ииi
Ййi curto – semi-vogal – após vogais
Ккc – como em cão
Ллl
Ммm
Ннn
Ооô
Ппp
Ррr – como em cara
Ссs – como em sal
Ттt
Ууu
Ффf
Ххrr – fricativo velar, como em barra
Ццts
Ччsemelhante a tch
Шшch
Щщch “brando”, como o “s” (e “ç”, “ch” etc.)- no nordeste de Portugal
Ъъsinal forte – ótimo para indicar a não-palatalização de consoantes
Ыыe central, como em levar
Ььsinal fraco – aqui indica palatalização, como o h nos dígrafos portugueses nh ou l em lh
Ээê – fechado
Юю – ditongo
Яя – ditongo

Confira também: Chinês ou Mandarim: Qual é melhor aprender primeiro?

Tem Z no alfabeto russo?

Uma das letras que não são vistas pelo alfabeto é a letra “Z”, mas na língua tem o símbolo “З” que é um som equivalente a nossa letra “Z”.

Portanto, por mais que seja um idioma um pouco mais complexo de se aprender, ainda assim, é possível notar algumas similaridades com o nosso idioma, e se estudado com vontade e afinco, sem dúvidas, é possível compreender com mais facilidade! Com muito treino e prática logo se torna fluente!

Esperamos que tenha gostado desse post e para mais informações sobre idiomas e traduções — continua acompanhando o blog da Easy. Até a próxima!

Confira também: Países que não precisam de visto

4.8/5 - (14 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário