Tipos de visto americano: conheça as principais opções!

Se você planeja viajar para os Estados Unidos, seja para turismo, trabalhar ou fazer uma pós-graduação no exterior, sabe que deve ficar muito atento aos documentos e autorizações necessárias. Muitas vezes, esse processo pode ser confuso, afinal, para cada finalidade de viagem, existem um tipo de visto existente.

Pensando nisso, preparamos uma série de tópicos para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a entender quais são os tipos de visto americano existentes. Continue lendo para entender as principais permissões. Boa leitura!

1. Visto de negócios: B-1

O visto B-1 é destinado para as pessoas que viajam para os Estados Unidos a negócios. Essa categoria inclui a participação de feiras e conferências, negociação de contratos, trabalhos voluntários, criação de empreendimentos e a realização de palestras.

Empresário negro segurando passaporte com uma bolsa do seu lado em um aeroporto

Além de empresários, esse tipo de visto é indicado para atletas que vão para o país para participar de competições cujo prêmio não seja em dinheiro. Empregados domésticos como babás, cozinheiros e motoristas também podem utilizar essa autorização, desde que contratados por um cidadão norte-americano.

2. Visto de turismo ou tratamento médico: B-2

Essa permissão é muito comum entre os não-imigrantes, afinal, é voltado para pessoas que irão ficar temporariamente no país por motivos médicos ou por turismo. Participantes de eventos culturais e esportivos amadores que não são remunerados também podem receber esse tipo de visto.

Além disso, pessoas que vão participar de cursos rápidos sem fim acadêmico (como cursos profissionalizantes durante as férias) também se enquadram para essa autorização. Ah, e o tempo de duração dessa permissão depende do oficial de imigração, podendo variar entre 3 a 6 meses.

3. Visto de trânsito pelos EUA ou tripulantes: C-1

Muitas vezes, quando fazemos uma viagem de avião, é necessário fazer conexões em aeroportos. O visto C-1 é uma autorização de circulação pelo país durante esse período. Esta permissão é obrigatória e deve ser solicitada para casos de escalas e conexões com até 48 horas de duração.

imagem de uma mulher vendo horas em seu relógio no pulso em um fundo fosco

Pessoas entre 16 e 66 anos precisam comparecer pessoalmente à entrevista com o consulado para obter o visto. Já menores de 15 e maiores de 66 anos, podem ter a solicitação feita por um representante.

4. Visto de tratado e investidor: E-1/E-2

No caso de pessoas que vêm de um país com tratado comercial com os Estados Unidos (como o Brasil) e desejam investir ou empreender nos EUA, é possível tirar o visto E-1 e E-2. Esta autorização permite que investidores, comerciantes e funcionários desses empreendimentos continuem os negócios no local.

Se você tem o visto de investidor, é possível levar seu cônjuge e filhos menores de 21 anos que não são casados! Eles podem morar legalmente no país desde que sua permissão esteja em dia. Além disso, ajudantes domésticos também se enquadram nessa regra se comprovado que a pessoa não está abandonando seu país de origem e que trabalha para você por no mínimo um ano.

5. Visto de estudante: F-1 e M-1

O visto F-1 é destinado a estudantes que querem concluir seus estudos (com exceção de cursos de pesquisa e pós-graduações) ou fazer cursos de inglês nos Estados Unidos. Ou seja, alunos do ensino fundamental até o ensino superior podem se candidatar a essa autorização. No caso de instituições não-acadêmicas, como escolas de cursos técnicos, é utilizada a permissão M-1.

imagem de vários chapéu de formatura em um fundo fosco

6. Ocupação especializada — profissional: H-1B

O visto de ocupação especializada é uma permissão temporária ou de não-imigrante voltada para pessoas empregadas em posições que requerem habilidades e conhecimentos específicos. Uma das exigências para essa autorização é o diploma universitário e experiência mínima de dois ou três anos na área.

O candidato desse tipo de visto precisa ser convidado pelo empregador, sendo obrigatório provar isso ao enviar os documentos. Além disso, essa permissão tem a validade de três anos e pode ser renovada por mais três, desde que tanto o empregado quanto a empresa demonstrem interesse.

7. Visto para intercâmbio: J-1

Todas as pessoas aprovadas em programas de intercâmbio, seja para estudo ou para funções combinadas previamente, precisam tirar o chamado J-1. Esse visto abrange alunos, acadêmicos de curto prazo (como pós-graduações), recém-formados, professores, pesquisadores, conselheiros de campus e au pairs.

A duração da permissão varia conforme o tempo do programa, e o intercambista pode entrar no país até trinta dias antes do início das atividades, e ficar no máximo trinta dias após o término.

8. Visto para noivo(a) e filhos menores de idade: K-1 e K-2

O visto K-1 é voltado para pessoas que irão se casar com cidadãos norte-americanos e estabelecer residência fixa nos Estados Unidos. Mas não basta apenas casar, existem algumas exigências que devem ser seguidas. São elas:

Casal feliz com passaportes e passagens no terminal do aeroporto em um fundo fosco

  • Ambas as pessoas precisam estar livres para casar. Ou seja, solteiras, viúvas ou divorciadas;

  • O casal deve ter se encontrado pessoalmente nos últimos dois anos.

Já o K-2 é direcionado para os filhos solteiros menores de 21 anos dos solicitantes de K-1. Eles podem entrar no país com seus pais ou solicitar o visto depois.

9. Visto de trabalho extraordinário: O-1

Essa é uma autorização para não-imigrantes que possuam habilidades extraordinárias em áreas como negócios, esportes, artes e ciência. É considerado um visto de trabalho, mas para ser concedido, o candidato precisa demonstrar e comprovar seu nível de reconhecimento nacional e internacional.

Existem alguns requisitos que devem ser considerados, e é necessário que a pessoa preencha três das oito condições. Veja:

  • Participação que exija um alto desempenho dos membros;

  • Matérias publicadas em grandes meios de comunicação sobre a pessoa;

  • Contribuições científicas, acadêmicas ou de negócios relevantes;

  • Recebimento de prêmios;

  • Artigos publicados em periódicos profissionais ou meios de comunicação;

  • Alta remuneração por seus serviços;

  • Participação como juiz sobre o trabalho de outros profissionais da área;

  • Emprego em cargo essencial para a empresa ou instituição renomada.

Aproveite e leia também: Tire as principais dúvidas sobre o Green Card dos EUA!

10. Visto para artistas e atletas: P-1

O P-1 é um visto utilizado por artistas e atletas profissionais reconhecidos internacionalmente. O candidato precisa apresentar um alto nível de realização na área, mostrando seu conhecimento e expertise. Para receber essa autorização, a pessoa precisa anexar documentos que comprovem que ela irá prestar seus serviços para uma organização norte-americana.

11. Visto para trabalhadores religiosos: R-1

O visto R-1 é direcionado para trabalhadores religiosos que consigam comprovar que são membros de uma denominação religiosa. Ou seja, uma organização brasileira presente nos Estados Unidos que não tenha fins lucrativos. Os candidatos precisam exercer a vocação de padre, pastor, alguma função religiosa ou trabalhar em uma denominação.

imagem de um padre com uma bíblia na mão em uma igreja em um fundo fosco

Como tirar um visto americano?

Apesar de burocrático, não é tão complicado tirar o visto americano. O primeiro passo é preencher o formulário padrão DS-160 disponível no site do departamento de Estado do país.

Após isso, a taxa deve ser paga e é necessário esperar a confirmação do pagamento para agendar a entrevista e a coleta dos dados no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Feito isso, caso seja aprovado, basta receber o visto em casa ou em um CASV pré-escolhido!

Agora você já conhece os principais e mais comuns tipos de visto! Se você tem o sonho de morar no país, aproveite e confira o post que preparamos com dicas para morar legalmente nos Estados Unidos. Continue acompanhando o blog da Easy TS para mais conteúdos com dicas sobre viagens, morar fora e serviços de tradução. Nos vemos no próximo post!

5/5 - (4 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário