Nômade digital: o que é e como se tornar um?

Ser um nômade digital é uma escolha que vem crescendo nos últimos tempos, principalmente depois do período de pandemia, quando muita gente se deu conta que dava para continuar exercendo sua profissão mesmo sem frequentar um escritório todos os dias.

Mas o que é um nômade digital exatamente? É aquela pessoa que não fica em apenas um local para exercer sua profissão, muitas vezes passando temporadas em diferentes cidades ou mesmo países. Tudo o que ela precisa é acesso à internet e um aparelho que a permita trabalhar de forma remota.

Ou seja, recebe demandas e as entrega de forma on-line, sem restrições de espaços físicos. É importante ressaltar que nem todas as profissões possibilitam esse estilo de vida. Ficou interessado? Vem cá que explicamos como se tornar um nômade digital e quais as vantagens dessa flexibilidade.

Como ser um nômade digital?

A possibilidade de sair por aí para trabalhar de forma mais livre e independente te anima? Essa forma é ideal para pessoas aventureiras e exploradoras, mas pode ser um pouco confusa de se entender como começar. Por isso, elencamos 7 dicas básicas para você se inspirar e decidir se quer embarcar nessa jornada, confira!

Acesse também: como trabalhar fora do Brasil de maneira legal?

1. Avalie se é possível para seu ramo de atividades

Conforme comentado, nem todas as profissões permitem que você largue a vida presencial e saia mundo afora. Há aquelas em que a presença física é primordial e não pode ser substituída. Profissões como médicos, enfermeiros, atendentes, recepcionistas, advogados e outras não possibilitam a vida de nômade digital.

Mas nada te impede que busque mudar de área para algo que tenha essa flexibilidade, principalmente aquelas profissões que trabalham diretamente no computador: programador, designer, UX writer, revisor textual, tradutor, social media e tantas outras. Quem sabe a mudança acontece não só de local físico? É uma possibilidade!

2. Organize-se financeiramente

Se tornar um nômade digital não deve ser feito às pressas, já que é preciso que você tenha recursos disponíveis para viajar, pagar hospedagens e se alimentar. Por isso, uma dica é, primeiramente, planejar-se financeiramente com certa antecedência. Ou seja, fazer uma reserva de dinheiro inicial para cobrir gastos básicos que terá antes de embarcar na aventura.

pessoa com dinheiro e mexendo em uma computador

3. Tenha uma cartela de clientes

É muito provável que você seja um freelancer ao embarcar nessa jornada. Dessa forma, é interessante ter uma cartela de clientes fixos para não depende de somente um, ou, se perder algum, isso não ser uma situação de desespero. Ainda, sempre tente expandi-la o máximo possível para uma maior segurança financeira.

homem sentado em uma cadeira com o celular na orelha e com um lápis na mão e um caderno em baixo

4. Planejamento e organização

Ser um nômade digital não é sinônimo de bagunça! Na verdade, esse estilo de vida pode te cobrar mais organização e planejamento para que você não passe apertos — seja de dinheiro, internet, moradia e outros —, ainda mais se tiver um pet envolvido!

mulher sentada em uma cadeira mexendo em um computador no colo

É claro que ele permite que você se organize de acordo com as suas vontades, mas é preciso minimamente planejar onde vai querer estar, se o local tem acesso à internet para trabalhar e fazer reuniões, assim como se o tempo de deslocamento não afeta nenhuma de suas entregas, para não haver atrasos.

Com esses detalhes em dia, dá para curtir o melhor dos dois mundos: explorar e ter uma vida estável. Dá até para passar mais tempo com familiares e amigos, dependendo de onde esteja passando a sua temporada.

Veja: Viagem com pet: qual a documentação necessária?

5. Faça cursos

Muita gente gosta de aproveitar a vida de nômade digital para estudar além de trabalhar. Por isso, dá para investir em cursos da sua área ou mesmo outras afins que ajudem a deslanchar a sua carreira. Como viverá num mundo bem on-line, estudar sobre estratégias de marketing digital para expandir seus negócios é uma boa.

Ainda, essa liberdade te permite estar onde quiser, por isso até uma pós-graduação no exterior também é possível.

6. Vida on-line

O foco do trabalho deixa de ser um espaço físico para se tornar totalmente on-line. Dessa forma, a sua presença nesse mundo deve ser forte. Para as pessoas conhecerem seu trabalho, duas coisas são essenciais: portfólio e marketing. Ou seja, você precisa fazer com que te conheçam e conheçam seu trabalho, só assim irá expandir a cartela de clientes.

Outro ponto importante é manter a conexão com os clientes após ela estar estabelecida, assim os serviços tendem a continuar sendo requisitados ou mesmo indicações podem acontecer. Por isso, é imprescindível manter suas redes de relacionamento sempre atualizadas com o que você anda desenvolvendo e aprendendo.

7. Trabalhe no exterior

Se acha que o território onde está atualmente é pequeno para explorar, sempre é possível encontrar novos locais para conhecer. Hoje em dia existem vistos para nômades digital que te permite trabalhar no exterior de forma legal por um período maior de tempo do que vistos de turista.

mulher sentada em uma cadeira mexendo em um computador e do lado um celular um copo de café

Confira aqui: Visto de nômade digital: o que é e como funciona?

Vantagens de ser um nômade digital

Agora que você já sabe como se tornar um nômade digital, vamos ver algumas das vantagens desse estilo livre. A primeira é a simplicidade do trabalho, já que basta um simples notebook e acesso à internet para conseguir exercer a sua profissão.

A remuneração pode ser maior, já que é possível selecionar seus clientes e trabalhos, cobrando o que desejar por isso e expandindo o leque da clientela por onde passa. Sua carreira terá apenas um responsável: você!

É liberdade de saber quando irá trabalhar e fazer seus horários sem pressões.

Depois dessas informações, é só refletir se essa é para você e amadurecer a ideia. O bom é que se não gostar, trabalhos mais fixos sempre estarão ao seu aguardo caso goste mais dessa opção. Continue acompanhando o blog da Easy para mais conteúdos como esse. Até mais!

Confira também: Tradução Juramentada em Campinas

Avalie este Post
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário