15 curiosidades sobre a língua espanhola: dicas de um tradutor!

A língua espanhola é muito próxima de nós brasileiros, já que é o idioma oficial falado por praticamente todos os países que nos cercam, com exceção do Suriname, da Guiana e da Guiana Francesa. E mesmo o espanhol sendo tão próximo assim da gente, ela traz diferentes curiosidades que muitas vezes desconhecemos.

Por isso, elencamos aqui 15 curiosidades sobre a língua espanhola para você aprender mais sobre diferentes aspectos dessa língua tão rica. Acompanhe o post para ficar por dentro de todas!

Conheça 15 curiosidades sobre a língua espanhola

Desde informações sobre a sua origem, até especificidades da língua, veja curiosidades sobre a língua espanhola que você provavelmente não conhecia.

1. A língua com o segundo maior número de falantes nativos

Sim, é muita gente falando o idioma espanhol de forma nativa no mundo: mais de 329 milhões! A primeira posição é ocupada pelo mandarim, com 1,2 bilhões de falantes nativos. O inglês ocupa a terceira posição, bem pertinho do espanhol, com 328 milhões.

Se pensarmos nos falantes da língua na totalidade, não contando só falantes nativos, o número chega a 543 milhões de usuários do espanhol.

2. É falada oficialmente por mais de 21 países

Para ser a segunda língua do mundo com o maior número de falantes nativos, é claro que há muitos países envolvidos: são 21 com espanhol como a língua oficial! Um fato é que 90% deles se encontram nas Américas.

Manny Countries

3. Segunda língua mais estudada nos EUA e Europa

Estados Unidos e Europa são as duas regiões que mais buscam aprender o espanhol como uma segunda língua, superando todas as outras.

4. Está em ascensão

E parece que não para por aí! Há pesquisas que indicam que o uso desse idioma na internet aumentou mais de 800% nos últimos anos. Dessa forma, é considerado o 3º mais usado de forma on-line. Ainda algumas projeções apontam que ele será falado por 754 milhões de pessoas até 2050.

5. Fonética mais fácil

Uma das razões para essa difusão do idioma pode estar ligada a uma fonética mais simplificada, em que a grafia e os sons das letras são próximos, diminuindo erros e incompreensões de quem está aprendendo a língua.

6. Originada do latim

Para o espanhol se tornar o que é hoje, muitas modificações na língua foram acontecendo. No início, era uma língua indo-europeia originada de um latim vulgar, disseminado por pessoas como soldados e comerciantes do Império Romano.

O espanhol surge, então, das línguas românicas, assim como o português, italiano, romano e francês.

Aproveite e confira: Descubra quais são as línguas mais parecidas com o português!

7. 44 países tem esse língua como comum

Apesar de 21 países terem o espanhol como língua oficial, 44 países têm ela como uma língua utilizada de forma comum no dia a dia, sendo a quarta no mundo. As outras três primeiras são:

  • Inglês: 112 países;

  • Francês: 60 países;

  • Árabe: 57 países.

8. México tem a maioria dos falantes

É na América do Norte onde está o país com mais falantes do espanhol, o México. Com cerca de 126 milhões de habitantes, torna-se o lugar que concentra o maior número de falantes da língua.

9. Sendo os EUA o segundo

Inesperadamente, o segundo lugar com o maior número de falantes de espanhol do mundo não é outro país que tem a língua como oficial, mas sim os Estados Unidos. Depois, seguem Colômbia em terceiro, Espanha em quarto e Argentina em quinto.

10. Há registros da língua já no século XIII

A língua já carrega uma tradição de centenas de anos, pois lá no século XIII há registros de leis em castelhano, que deu forma para o que conhecemos do espanhol nos dias de hoje. Para entender mais sobre a diferença entre espanhol e castelhano, confira nosso post.

Book In Spanish

11. É a terceira língua mais popular na internet

Com o advento da tecnologia, o espanhol é usado por 7,9% dos usuários do mundo on-line. Isso a torna a terceira língua mais falada na internet.

12. Se fala de forma rápida

Se você já teve essa impressão como um ouvinte, não está equivocado. O espanhol é uma das línguas pronunciadas de forma mais rápida entre os falantes nativos, segundo testes realizados.

13. Raízes árabes

E tem mistura árabe no espanhol disseminado pelo mundo! Isso se deve a um ocorrido lá por volta de 711, quando os árabes foram para a Espanha pelo Estreito de Gibraltar.

Esse momento histórico culminou com mais de 600 vocábulos disseminados na língua espanhola, abrangendo temáticas como mobiliário, agricultura, vestuário e utensílios.

14. Fácil para brasileiros assimilarem

Por terem raízes similares, o espanhol se torna uma língua fácil dos brasileiros aprenderem, já que a lógica da língua é parecida, assim como derivações e a forma de falar. Pelo português possuir mais fonemas, a pronúncia do espanhol também é mais simples de se aprender para falantes do Brasil.

Apesar disso, é preciso tomar cuidado para não cair em pegadinhas! Os falsos cognatos podem confundir quem está começando a aprender o espanhol, por isso, fique atento!

Veja também: o que é falso cognato e como lidar com eles na tradução?

15. Caminho mais rápido para fluência a segunda língua

Por isso, caso queira se tornar um fluente em outra língua, a mais simples para brasileiros começarem é o espanhol. Quer começar a conhecer mais a língua espanhola e se informar sobre isso? Acesse nosso post sobre a gramática desse idioma e vá assimilando nossas dicas!

Esperamos que o conteúdo tenha sido rico para conhecer essa língua tão interessante. Caso tenha dúvidas ou sugestões, compartilhe nos comentários abaixo para conversarmos. Continue acompanhando o blog da Easy TS e até o próximo post!

4.9/5 - (51 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário