Revisão de texto: entenda o que é, como funciona e mais!

O serviço de revisão de texto é de suma importância para garantir a qualidade de um conteúdo, por isso, é uma tarefa detalhista e minuciosa.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre como é trabalhar com revisão de texto e entender a sua importância!

Conceito, função e importância da revisão de textos

Para que um conteúdo seja redigido e possua qualidade, transmitindo suas informações de forma clara, é necessário prestar atenção aos detalhes e realizar o processo de revisão.

A revisão de um texto se baseia em uma nova leitura do documento em um novo momento, com a finalidade de encontrar possíveis erros que tenham passado despercebidos no momento da produção.

Ela é fundamental para produções escritas no idioma original, mas também é importante para os diversos tipos de tradução de documentos, garantindo fidelidade na informação.

A partir da revisão de texto, o conteúdo engaja o leitor e fornece para ele informações que respondem às suas questões, além de promover a marca do cliente em questão de crédito e confiabilidade.

Para que a correção seja realizada de forma eficiente, o escritor deve seguir alguns princípios:

1. Cumprimento de pauta

É importante observar se a pauta está sendo cumprida e se o texto está respondendo à questão que ele aborda. Por isso, a revisão tem como função olhar para o conteúdo.

Também é importante prestar atenção se a escrita do conteúdo está adequada à intenção do texto e adequado paro o leitor que ele é dirigido.

2. Coerência textual

Contrariamente ao que parece, a falta de coerência textual é muito comum, tanto para pessoas desacostumadas com a escrita quanto para aquelas que a têm como companheira no dia a dia.

Erros relacionados à coerência podem ocorrer por diversos motivos, sendo importante prestar uma atenção maior antes de publicar o conteúdo.

Muitos desses erros podem ser sutis e imperceptíveis se não forem detectados por uma leitura cuidadosa. No entanto, vale a pena fazer verificações para garantir o melhor resultado.

Alguns erros mais comuns podem se basear em contradição entre orações ou em concordância entre singular e plural, podendo causar interrupção ou obstáculo no fluxo de leitura.

3. Adequação de tom de voz e linguagem

O tom de voz e a linguagem são aspectos fundamentais para proporcionar clareza e o entendimento correto do que foi escrito. Isso pode ser um desafio no momento de ser colocado em prática, já que muitas vezes o português é considerado uma das línguas mais difíceis do mundo para se trabalhar e aprender.

Para que a compreensão do texto seja um ponto contemplado com precisão, é necessário que se avalie a qual é o público o conteúdo será destinado, com a intenção de que se escolham as palavras apropriadas.

4. Correção de erros gramaticais

Também é muito comum, além dos erros de coerência e concordância, encontrar alguns erros gramaticais ao longo das produções.

Erros ortográficos, acentuação, pontuação e de colocação pronominal são apenas alguns exemplos de equívocos que podem acontecer ao longo da escrita, muitas vezes, até por falta de atenção ou por uma simples questão de digitação.

Por isso, nesse ponto se faz importante mais uma vez a atuação do revisor de textos, já que são falhas que podem passar facilmente despercebidas.

Com isso, o serviço de revisão de texto consegue polir a produção, transformando-a em um conteúdo fluido e que promove maior clareza nas informações a serem difundidas.

Quais documentos podem ser revisados?

O serviço de revisão de texto pode ser contratado para diversos gêneros textuais e em diversas situações, havendo aqueles que mais comumente possuem demanda e dependendo principalmente da demanda do cliente.

  • Traduções: revisão focada na gramática, clareza e manutenção do sentido do conteúdo;
  • Conteúdos para a internet: revisão de texto com foco na linguagem da internet, de plataformas digitais e na otimização para os mecanismos de busca;
  • Trabalhos acadêmicos: além da revisão ortográfica, também se debruça nas exigências relacionadas às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • Publicações editoriais: na revisão de materiais como jornais, revistas e livros, os esforços são depositados na ortografia e na estrutura de cada gênero.

Qual é o perfil do profissional que faz revisão de textos?

Empresaria de óculos e camisa listrada trabalhando com o computador portátil

Para se tornar um profissional da área de revisão de texto e prestar serviços neste campo, é preciso que se tenha formação na área linguística ou comunicacional, com nível de experiência para realizar o trabalho em questão.

No âmbito pessoal, é importante que o profissional tenha gosto pela leitura, de preferência em diferentes gêneros textuais. Isso faz com que se exercite o domínio de diferentes formas de estruturação textual e também de tipos de conteúdo, além de ampliar o repertório de palavras e criar identificação com diversos temas.

Veja também: Serviço de Tradução Simples | Tipos de linguagens

Quanto custa uma revisão de textos?

Assim como a diversidade de documentos que podem contratar o serviço de revisão de textos, também existem várias maneiras de se pautar a cobrança desse tipo de serviço.

O revisor de texto pode cobrar um valor fixo por uma quantidade específica de palavras, por documento revisado ou por um conjunto de documentos.

Outras opções são a cobrança por caracteres, por urgência ou por hora trabalhada. No caso da hora trabalhada, deve-se levar em conta uma porcentagem base que o revisor é capaz de revisar a cada 60 minutos.

Entenda por que você deve fazer suas revisões de textos com a Easy TS!

Além de evidenciar a relevância da revisão de texto dentro do processo de produção, queremos ressaltar a importância de se verificar os potenciais problemas de não realizar uma revisão adequada de documentos, como erros ortográficos e de coerência textual.

A revisão de textos na Easy TS foca nas prioridades do gênero textual, garantindo um serviço de alto padrão, com qualidade em correções ortográficas e gramaticais, direcionando o profissional mais capacitado de acordo com a sua especialidade.

Você precisa de um serviço de revisão textual? Faça um orçamento conosco, conheça nossos valores e garanta a melhor revisão para o seu trabalho!

Confira também: Tradução Juramentada Vitória ES

5/5 - (3 votes)
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário