Certificado de Proficiência em Inglês: por que é importante?

Se você tem estudado inglês, é bem provável que já tenha ouvido falar do certificado de proficiência em inglês, não é mesmo? Essa certificação ajuda a atestar a sua fluência no idioma e amplia as possibilidades de trabalho e até estudo em outros países.

Mas, afinal, para que serve este certificado e por que ele é tão importante, principalmente se você se interessa por trabalhar na área de tradução? É sobre isso que falamos no artigo de hoje! Então, prepare seu inglês e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é o certificado de proficiência em inglês?

O certificado de proficiência em inglês é um documento adquirido através de uma prova que comprova oficialmente a fluência de uma pessoa no idioma. Ou seja, após fazer o teste e passar, você se torna, de maneira oficial, fluente em inglês.

Essa certificação é um dos primeiros passos caso você queira entrar para a carreira de tradução, por exemplo, mas é também uma abertura de portas para conseguir oportunidades de trabalho e estudo, tanto no Brasil quanto no exterior.

Isso porque muitas universidades ao redor do mundo exigem o certificado de proficiência para que alunos possam ingressar nos estudos e, além disso, ajuda no pedido de visto de residência em diversos países. É realmente um certificado bem importante!

Qualquer pessoa pode realizar o teste, mesmo que não tenha formação em inglês. Mas, então, o que fazer para conseguir um certificado de proficiência? É sobre isso que falamos a seguir!

Como obter um certificado de proficiência em inglês?

Para conseguir o certificado é necessário fazer o teste de proficiência. Este exame é aplicado por diferentes instituições ao redor do mundo, e, no Brasil, ele pode ser realizado na maioria dos Estados. Quanto às datas e horários, eles variam de uma instituição para instituição.

close-up graduação diploma com uma fita e carimbo vermelho

Como nós comentamos, qualquer pessoa pode fazer a prova de proficiência, sem a necessidade de conclusão de um curso de inglês, porque, no exame, são avaliados os resultados obtidos durante a avaliação.

Então, fica a cargo do candidato a forma de estudo que ele melhor se adequar, seja com aulas particulares, cursos preparatórios ou até escola de idiomas, por exemplo.

E falando em estudos, você tem ideia do tipo de conteúdo é cobrado nos testes de proficiência em inglês? Continue com a gente, porque explicamos tudo no tópico a seguir.

Você pode se interessar: Como trabalhar fora do Brasil de maneira legal?

Quais são os conteúdos cobrados no teste de proficiência em inglês?

Entrando mais a fundo sobre a estrutura da prova, a maioria dos testes de proficiência em inglês buscam avaliar quatro habilidades da pessoa candidata:

pessoa estudando livro inglês na mesa fazendo anotação em post-it

  • escrita;
  • expressão oral;
  • leitura;
  • compreensão auditiva.

Em todas elas também é avaliado o conhecimento de gramática em inglês. Cada etapa tem um peso diferente e essa definição pode variar de acordo com o órgão que faz a aplicação da prova. A quantidade de questões em cada etapa também não é fixa entre as instituições.

A duração de cada etapa, dura, em média, 40 minutos podendo variar entre uma prova e outra e, na maioria dos casos, todas as etapas da avaliação são feitas no mesmo dia.

Então, vale a pena pesquisar como funciona a prova de acordo com o órgão responsável pela aplicação, assim ficará mais fácil se preparar e fazer testes, cronometrando o tempo e focando em concluir todas as etapas a tempo. Vamos trazer agora dois exemplos de teste de proficiência para você entender como se inscrever e como são as provas na prática.

Quais são os principais testes de proficiência em inglês?

Falando sobre teste de proficiência em inglês temos diferentes opções, cada uma ofereceida por um órgão especializado. As provas mais conhecidas e reconhecidas são o TOEFL e o IELTS. Veja a seguir mais detalhes sobre estes testes.

folha de teste com lápis azul e um óculos do lado

TOEFL

O TOEFL, sigla para Test of English as a Foreign Language, é bastante exigido para ingressar em universidades nos Estados Unidos. Ao fim da prova de proficiência, você recebe uma pontuação que define a sua fluência em inglês e as universidades definem se a sua nota é suficiente ou não para ingressar.

O órgão que administra a prova é a ETS, Educational Testing Service, e é ele que aplica o teste TOEFL no Brasil, em parceria com outras escolas. O exame pode ser feito em diversas cidades do país, especialmente nas capitais.

Para se inscrever e realizar a prova, basta acessar o site da ETS, colocar seu endereço e ver as datas e locais disponíveis para realizar a prova perto de você.

O teste TOEFL dura cerca de 3 horas e tem quatro etapas a serem avaliadas: Reading, Listening, Speaking e Writing, através de tarefas que avaliam essas habilidades de formas diferentes, podendo ser:

  • ouvir e falar ao responder uma pergunta;
  • ouvir, ler e falar ao responder uma pergunta;
  • ouvir, ler e escrever ao responder uma pergunta.

Mais informações sobre o conteúdo do teste TOEFL você encontra no site da instituição.

IELTS

O IELTS, International English Language Testing System, é um teste de proficiência exigido por instituições do Reino Unido. O teste é aplicado no Brasil há décadas e também trabalha em cima de quatro habilidades: interpretação de textos, redação, conversação e interpretação oral.

A prova é feita em dois formatos, o IELTS general training, que avalia o conhecimento em inglês em situações de contexto cotidiano, e o IELTS academic, que avalia o nível de inglês para ingressar em um ambiente acadêmico.

Uma diferença em relação ao TOEFL é que, no Brasil, as provas geralmente são divididas em 2 dias. As etapas de Listening, Reading e Writing são realizadas em um dia e a entrevista de Speaking é agendada pela equipe da Britsh Council (organização que aplica o teste IELTS) e pode cair no mesmo dia ou em até uma semana em relação às demais etapas. Para maiores informações sobre os conteúdos e inscrições, acesse o site da British Council.

Quanto custa a prova de proficiência em inglês?

O preço do teste de proficiência em inglês varia, geralmente, em torno de 200 dólares. Vale aqui a dica de estar sempre de olho no câmbio do dólar para ter certeza do valor no momento da sua inscrição, já que a cotação varia durante os dias.

Por que é importante investir na proficiência em inglês?

Sabemos que o inglês é a língua mais influente do mundo, certo? Como o teste de proficiência em inglês afirma a fluência no idioma, o certificado passa a ser um diferencial competitivo em relação a outros candidatos, seja no mundo corporativo ou acadêmico.

prancheta escrita do you speak english? com um celular do lado com uma bandeira da Austrália na capa, com uma caneta vermelha

Se você tem o desejo de se tornar um tradutor profissional, por exemplo, é o primeiro passo para comprovar seus conhecimentos no idioma em diversas situações. Para seguir carreira, basta seguir estudando para conseguir as certificações técnicas e legais para trabalhar com diferentes tipos de tradução, como tradução técnica, de contrato e jurídicas.

É fato que o certificado de proficiência te ajudará a se destacar no mercado e abrirá portas para oportunidades de trabalho e estudo no exterior e também no Brasil. Vale a pena ficar de olho!

Leia também: Conheça mais sobre a profissão de tradutor juramentado.

Esperamos que tenha gostado conteúdo de hoje e convidamos para ver outros assuntos sobre tradução, vistos e mais aqui no blog. Até o próximo post!

Avalie este Post
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário