O que é degravação? Entenda tudo sobre esse serviço!

O serviço de degravação de áudio é bastante utilizado quando há a necessidade de fazer a transcrição de um material de maneira fidedigna. Você já ouviu falar a respeito?

Se você busca por este tipo de serviço, mas ainda não identificou se é o que você realmente precisa e como a degravação funciona, não se preocupe. Nós preparamos este conteúdo para tirar suas dúvidas e ajudar a encontrar os melhores profissionais para prestar o serviço. Vamos lá?

O que é degravação de áudio?

A degravação de áudio nada mais é do que um tipo de transcrição literal de um conteúdo em áudio, que é utilizado em processos judiciais e sua principal característica é incluir no conteúdo todas as falas, exatamente como foram ditas, ou seja, deve possuir fidelidade máxima com o que foi dito.

Como funciona o serviço de degravação de áudio?

A degravação de áudio geralmente é utilizada no ambiente jurídico ou em atividades que precisam da transcrição fiel e na íntegra de tudo o que foi dito. Esse serviço pode ser contratado de forma on-line, por exemplo, direto de qualquer lugar do país ou do mundo, mas também é bastante utilizado dentro de tribunais de justiça que, muitas vezes, recorrem ao trabalho das agências especializadas.

Como funciona o serviço de degravacao de audio

No âmbito jurídico, por exemplo, a análise do juiz fica mais fácil e mais rápida ao ler um depoimento do que ouvir tudo na íntegra, além do trabalho facilitar que o advogado mostre as partes relevantes, caso seja necessário encontrá-las em meio de um áudio. Para degravar um áudio, uma empresa pode trabalhar com diversos arquivos e mídias diferentes, sendo os mais comuns os seguintes arquivos digitais:

  • vídeos;
  • conversas gravadas, seja por um gravador ou até mesmo pelo celular;
  • depoimentos;
  • escutas telefônicas;
  • audiências;
  • CDs, DVDs e até fitas cassetes.

Como o material de uma degravação precisa ser traduzido usando Ipsis Litteris, ou traduzindo do Latim, “na íntegra”, a tradução do áudio em texto deve incluir tudo exatamente como foi dito, podendo até conter interrupções, hesitações, pausas, repetições, dentre outros.

A degravação pode ser combinada com a Ata Notarial, um instrumento público que constata a realidade de um fato, sendo firmada por um entidade notária ou profissional notário, como um tabelião, por exemplo. Junto a Ata, a degravação passa a ter maior valor legal e fé pública.

Leia também: Tradução Técnica – entenda o que é e sua importância.

Qual é a diferença entre degravação e transcrição?

Os dois termos são bastante confundidos, mas podemos dizer que a principal diferença entre degravação e transcrição é a obrigatoriedade em transcrever todo o conteúdo do áudio de forma íntegra, utilizando, inclusive, termos jurídicos importantes.

Mulher realizando gravação

Um serviço de transcrição comum pode passar por qualquer tipo de alteração. Geralmente, quem faz a transcrição nestes casos busca criar um documento de maior compreensão para o seu leitor, então, pode acabar fazendo uma ou outra alteração de linguagem.

Entretanto, uma degravação, que pode ser utilizada em processos judiciais e ajudam juízes a elaborarem uma sentença, precisa ser o mais fidedigna possível aos áudios, para que não haja nenhuma interpretação que mude o rumo dos casos jurídicos.

Por falar em diferença, você sabe a diferença entre tradução e versão? Não deixe de conferir o conteúdo especial que temos sobre o assunto!

Quem pode fazer a degravação de áudio?

A degravação pode ser feita por um profissional autônomo, desde que seja capacitado, ou através de empresas especializadas. Entretanto, ao buscar por este tipo de serviço é preciso ter em mente a importância de contar com um serviço sério e de qualidade.

Primeiramente, por conta da confidencialidade dos arquivos e conteúdos compartilhados. Uma pessoa autônoma pode não te dar a garantia da segurança das informações e isso pode ser bastante prejudicial dentro de qualquer processo. Então, vale mais a pena contar com uma empresa que está há mais tempo no mercado e tem processos estruturados e com garantia de qualidade, além da confidencialidade assegurada pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Outro ponto importante é assegurar que o profissional tenha as qualificações técnicas para fazer a degravação de áudios com êxito, utilizando a linguagem adequada e fazendo bom uso dos termos voltados para o público a que a leitura se destina. A Easy TS oferece o serviço de transcrição e degravação de áudio e vídeo, com os melhores profissionais. Vale a pena conhecer e tirar suas dúvidas.

Logo a seguir falaremos um pouco mais sobre os cuidados necessários na hora de escolher um serviço de degravação de áudio. Confira!

Cuidados ao fazer uma degravação de áudio

Podemos dizer que, se uma pessoa contrata uma degravação de áudio, é porque necessita do texto transcrito para uma finalidade, geralmente formal e que, portanto, precisa que tenha sido elaborado por um transcritor com conhecimento e com as habilidades para traduzir fielmente às informações.

Cuidados ao fazer uma degravação de audio

Entretanto, algumas dicas podem facilitar o processo para te ajudar a garantir que o resultado final seja excelente para o fim estabelecido. Vamos lá?

Reforce a importância da transcrição fiel

Por mais que pareça óbvio, dizer ao prestador de serviço de degravação que você precisa de uma transcrição fiel das falas, identificando os participantes e com os demais detalhes ressaltados, é importante a fim de garantir que não haja retrabalho. Infelizmente, nem todo transcritor tem a consciência sobre o impacto que uma informação errada pode trazer ao resultado final do processo.

Informe ao profissional o objetivo da degravação

Cada palavra é importante quando falamos em degravação. Nos casos jurídicos, um erro pode alterar uma sentença, assim como para fins acadêmicos, pode afetar toda uma linha de pesquisa ou como uma degravação de áudio de uma consulta pode ajudar um psicólogo a fazer diagnósticos. Então, ao solicitar este trabalho, deixe claro a finalidade da degravação, para que nenhum detalhe passe despercebido.

Escolha uma empresa profissional

Por ser um documento de suma importância, para evitar qualquer tipo de insatisfação ou até mesmo problemas maiores no resultado final da degravação dê preferência para empresas com profissionais especializados e com experiência.

Elas geralmente já possuem profissionais específicos e com conhecimento em linguagem, termos profissionais e vivência no dia a dia. Assim fica mais fácil chegar a um resultado bom no final.

Como falamos anteriormente, a Easy TS tem anos de experiência neste e em outros assuntos relacionados a transcrição de áudio e vídeo, além de serviços de tradução simultânea, juramentada e técnica. Conte com nosso time para tirar suas dúvidas, ok? É só deixar um comentário abaixo.

Continue acompanhando nossos conteúdos e até a próxima!

Avalie este Post
Bruno Pereira

Bruno Pereira

Formado na área de TI com cursos direcionados a atendimento ao cliente, gerenciamento de processos e otimização de recursos, possui mais de 5 anos de experiência no mercado de traduções ajudando pessoas e empresas a falarem o mesmo idioma. É o atual CEO da Easy Translation Services.

Deixe um comentário