Você sabe quais são as línguas mais difíceis do mundo? Selecionamos as 15 principais nesta publicação. Utilizamos como base a dificuldade para entender, compreender e aprender a falar e escrever tais línguas. Ao todo, existem mais 7 mil idiomas no mundo, sendo que 23 deles cobrem mais da metade da população mundial.
Com essa diversidade de idiomas, é claro que algumas línguas teriam um grau de dificuldade maior que outras. Mas, antes de mais nada, é importante mencionar que a dificuldade é muito relativa, por exemplo, para nós, o espanhol é mais fácil que outras línguas, devido à aproximação da fala e escrita. Por outro lado, para o falante do chinês, aprender essa língua é algo muito mais complexo.
Confira agora quais são os melhores países para emigrar com a Easy TS
Por esse motivo, utilizamos como base a dificuldade para países ocidentais. Agora, sem mais delongas, confira nossa lista de 15 línguas mais difíceis do mundo!
Ah! Aproveite e confira também nosso post sobre a diferença de língua e linguagem.
1. Japonês
O japonês é o primeiro idioma dessa lista e não é atoa. A língua possui alto grau de dificuldade tanto para a língua falada quanto escrita. Tanto a língua, quanto a cultura geral do Japão nos é distante e isso é refletido nos costumes da região. As pessoas que visitam o Japão conseguem observar isso bem de perto.
Dentre os valores culturais, não podemos deixar de mencionar a importância dada à família, ao trabalho, às pessoas de idade e à conformidade social. Ainda que o japonês esteja na lista de línguas mais difíceis, isso não impede que os turistas visitam o país, especialmente porque trata de um dos melhores e mais curiosos países de se visitar.
2. Coreano
O idioma coreano também não poderia ficar de fora da nossa lista. O alfabeto da Coreia é o hangul que, em simultâneo, é um dos alfabetos mais fáceis de ser aprendido, isso significa que você conseguirá pronunciar as palavras com mais facilidade. Este alfabeto possui apenas 24 letras que permitem diversas combinações. O idioma coreano é falado por mais de 80 milhões de emissores no mundo, com mais pessoas na Coreia do Sul.
Na gramática, a dificuldade fica por conta, principalmente, das estruturas e conjugações no idioma, com regras complexas para ser dominadas.
3. Polonês
O idioma polonês também é um dos mais difíceis do mundo. A dificuldade da língua se dá, principalmente, por ter uma extensa lista de consoantes, somando mais de 35. Diferente do caso anterior, a dificuldade aqui fica por conta da pronúncia e não tanto pela parte gramatical.
O idioma polonês se destaca por ter gênero neutro e por não ter artigo nas suas regras gramaticais. Ao todo, há mais de 60 milhões de comunicadores poloneses no mundo.
4. Mandarim
O mandarim, apesar de ser famoso e falado por diversas regiões do mundo (mais de 1 bilhão de emissores), também está na lista de línguas mais difíceis no mundo. É certo dizer que o idioma mandarim é uma língua tonal, isso significa que a entonação faz parte da sua estrutura semântica.
Neste caso, tanto a parte escrita como falada possuem suas complexidades, isso porque seu sistema gramatical é complicado.
5. Árabe
A língua árabe é constituída por diferentes dialetos do Marrocos e do Iraque, segmentado entre o árabe clássico e o popular. Para os muçulmanos, essa é uma língua sagrada, devido a sua utilização para a exposição do Alcorão. A respeito da sua complexidade, começamos pelo fato da sua escrita e leitura serem feitas da direita para a esquerda.
A dificuldade também está na pronúncia dessa língua. Trata-se de um idioma com sons complicados para serem memorizados e reproduzidos.
6. Russo
Com mais de 250 milhões de comunicadores russos no mundo, o idioma russo também é complexo e difícil de ser reproduzido. A língua possui mais de 33 letras e sons para além dessas letras. A pronúncia, muitas vezes, difere da escrita, o que torna as coisas ainda mais complicadas.
Por exemplo, quando o “o” é empregado em uma frase e há uma sílaba tônica, ele se transforma em “a”. Essa é apenas uma das diversas dificuldades da língua.
7. Finlandês
Essa é uma língua um pouco menos comum que o resto, mas igualmente difícil de ser utilizada. O idioma finlandês faz parte das línguas fino-úgricas e, em sua gramática, quase não existem as intersecções – facilitadoras para o entendimento de orações em diversas línguas.
Ao todos, podemos somar 15 casos gramaticais distintos.
O que facilita, um pouco, o processo de aprendizagem é que as letras utilizados são comuns com as que utilizamos no português.
8. Húngaro
O húngaro também possui seu grau de dificuldade altíssimo. Ele possui origem urálica, assim como o idioma finlandês, com diversas características e particularidades que a faz ser uma das línguas com maior grau de dificuldade do mundo. Ao todo, a língua conta com mais de 20 casos de declinação, além de 14 vogais e 27 consoantes.
9. Vietnamita
Esse é mais um caso de gramática atípica, o que faz o idioma ser um dos mais complicados para se entender e imitar. O tempo mínimo necessário para aprender todo o vocabulário e saber falar a língua é mais de 40 dias ou 1.000 horas em uma sala de aula. Para quem deseja visitar o Vietnã, deverá investir tempo e dedicação para conseguir ficar craque na língua e, ainda, não saberá de tudo. A experiência completa só acontece quando você já está no país.
10. Alemão
Sem surpresa nenhuma, o alemão está na lista de línguas mais difíceis de se reproduzir. Também podemos dizer que este idioma está entre os 5 mais difíceis do mundo. Dentre os maiores desafios, não podemos deixar de mencionar que tudo na língua alemã tem gênero.
Além disso, nesse idioma, a pronúncia do “R”, para nós é quase indecifrável e muito difícil para ser imitado.
11. Tcheco
O tcheco é outra língua que merece ser destacada na nossa lista. Apenas 11 milhões de pessoas falam o idioma e este faz parte do ramo eslavo das línguas indo-europeias. Na República Tcheca, o domínio do idioma tcheco é sempre bem-vindo, apesar de haver grande utilização da língua inglesa.
Sobre sua complexidade e complicação, a declinação é o principal elemento. Mais do que isso, a pronúncia dessa língua também é bastante difícil.
12. Lituano
O lituano é um idioma bastante incomum (2 milhões de pessoas falam) e, atualmente, está entre as últimas duas línguas bálticas existentes. O primeiro documento com esse idioma tem documentação desde 1500, o que prova a antiguidade presente nesta língua. Mais do que complicada, a língua lituana é antiga e – quase – ultrapassada. Trata-se de uma língua báltica com declinações nos substantivos e três formas para adjetivos, além de três conjugações verbais.
13. Islandês
A Islândia possui, também, um dos idiomas mais difíceis do mundo todo. O Islandês possui 4 diferentes casos gramaticais, além de diversas letras desconhecidas pela maioria das pessoas. Entender e pronunciar as palavras são passos realmente complicados, para tanto, o treinamento com pessoas nativas é a melhor estratégia.
14. Turco
A Turquia é outra nação detentora de uma das línguas mais complicadas para entender e falar. De todas as pessoas no mundo, mais de 200 milhões de pessoas falam o idioma. Os morfemas, em sua gramática, formam as palavras turcas, e é por isso que esta é uma língua aglutinante.
15. Grego
Chegando ao fim da lista, o idioma grego é realmente complicado e complexo, não é à toa que a expressão “por acaso estou falando grego?!” é tão conhecida. Neste caso, o aspecto mais difícil do idioma é seu alfabeto, mas a pronúncia, definitivamente, também não é simples. Necessita-se de bastante prática para que a língua seja efetivamente dominada.
Essas são as línguas mais difíceis do mundo, por outro lado, também podemos destacar outros idiomas tão difíceis quanto, é o caso dos idiomas:
- mongol;
- tailandês;
- estoniano;
- georgiano;
- albanês;
- cantonês; e
- basco.
Não deixe de conferir nosso blog para saber mais sobre o universo linguístico e de tradução.
Ah! Veja também nosso post sobre expressões idiomáticas e traduções: qual a relação?