Chinês ou Mandarim: por onde começar?
Para aqueles que estão no campo do aprendizado e trabalho com línguas, é super possível surgir a dúvida “eu devo começar pelo chinês ou pelo mandarim? E a nossa aposta, que vai ficar clara para você ao longo do texto, é: mandarim!
Seja qual for sua necessidade, é muito provável que tenha sido instigado pelo fato dessas línguas serem algumas das mais utilizadas e inegável importância dentro do mundo dos negócios. Então, para o campo da tradução, é fácil perceber aprendê-las se tornou um negócio tão rentável nos últimos tempo.
No post de hoje você irá entender as principais diferenças entre o chinês e o mandarim, quais países as tem como língua mãe e noções de como funciona o alfabeto mandarim. Ficou interessado? Então role a página e confira!
Chinês ou mandarim: quais as diferenças entre essas línguas?
Muitas vezes compreendidos erroneamente enquanto sinônimos, a língua chinesa é, na verdade, uma família linguística que abarca cerca de dez outros dialetos. Então, o que é mandarim? Um desses dialetos.
Língua chinesa e alguns de seus dialetos mais usados:
- Wu
- Hakka
- Xiang
- Jin
- Min
- Yue
- Huizhou
- Pingua
- Mandarim
- Gan
A língua chinesa é a que possui maior quantidade de falantes nativos do mundo. E na China, país com uma das civilizações mais antigas do mundo e de grandes proporções em número de habitantes e economia, todas essas variações são compreendidas enquanto dialetos.
As principais diferenças entre cada um desses dialetos estão na fonética, sintaxe e vocabulário.
Em números mais concretos, é estimado que mais da metade dos chineses utilizem o mandarim enquanto língua. Os outros dialetos figuram então em menor quantidade no número de falantes nativos.
Outro ponto relevante é o entendimento de que, diferentemente do que possa existir em outras nações e até mesmo no Brasil, os falantes de determinado dialeto da língua chinesa provavelmente não irão compreender o falante de alguma outra variação dentro de seu próprio país.
Curioso, não é mesmo?
Quais são os países que falam mandarim?
Um dos idiomas mais importantes para o contexto dos negócios e comércio exterior, o mandarim é compreendido enquanto língua oficial da China e Taiwan. Também é tido enquanto uma das quatro línguas oficiais de Singapura e uma das seis línguas oficiais das da Organização das Nações Unidas (ONU).
Macau e Hong Kong são também alguns dos países que falam mandarim, juntamente com parte do sudoeste e leste asiático.
Qual é a língua oficial da China?
Desde a década de 1950, a língua oficial da China é o mandarim, que também é conhecido como ”chinês padrão”.
Quando qualquer estrangeiro embarca no aprendizado da língua chinesa ou quando um bom tradutor busca se especializar, é o mandarim quem costuma ser essa “porta de entrada”. Isso acontece pelo dialeto ser compreendido enquanto a língua oficial do país e por ter o maior número de adeptos.
Esse ‘’mandarim padrão’’ ou ‘’chinês padrão’’ é o mandarim utilizado em Pequim, capital da China. É também a língua mais utilizada nas transações de negócios e particularmente interessante para brasileiros, já que a China se mantém – há anos – enquanto principal parceiro comercial do nosso país.
O termo ”mandarim” é na verdade uma denominação utilizada por nós, ocidentais. Acredita-se que tenha sido criado por europeus, por volta do século dezoito, em suas relações comerciais com os chineses. É a forma que usaram para descrever a língua através das qual os chineses se comunicavam nessas transações.
Por ser uma palavra de origem ocidental, é comum encontrar falantes nativos que prefiram utilizar a denominação ”chinês padrão”.
Como são as letras em Mandarim? Veja exemplos!
Com cerca de cinco mil caracteres oficiais, muito distantes do alfabeto latino, há algumas particularidades do mandarim e das letras em mandarim que devem ser observadas:
- Em geral, são poucas as palavras que possuem gênero;
- Não há flexão dos verbos, preposições e artigos são pouco utilizados;
- A língua chinesa é também tonal. O que traz os significados diferentes de um mesmo termo é o tom na hora de pronunciá-los;
- Os caracteres são utilizados para criar associações que ilustram as palavras ou símbolos. Diferentemente do nosso alfabeto, que emprega diferentes letras para a construção do vocabulário.
Alguns exemplos:
- 阿 (a); 色 (c); 艾丝 (s); 特 (t); 哦 (o); 艾和 (r)
- 汉语, – forma como denominam seu próprio idioma. Aqui, traduzido como língua do povo han, maior grupo étnico da China.
- 好 (bom)
Dúvidas esclarecidas? Esperamos que sim! A complexidade e particularidade dessa língua não devem ser uma barreira para aqueles que buscam se especializar. Por isso, a Easy Ts está aqui para acompanhá-los nessa jornada, com o compromisso de trazer as melhores informações e também novidades no campo da tradução, idiomas e línguas.
Então, que tal aproveitar para conferir nosso post sobre as 15 línguas mais difíceis do mundo? Será quea o mandarim está por lá? Confira!
Até a próxima!
Confira também: Tradutor de artigos científicos | Como estudar fora